OFENSIVA TÁTICA

Tropas de choque e Rota fazem operação para sufocar o tráfico na Baixada Santista; entenda

Mais de 160 policiais militares participam de ação simultânea em Santos, São Vicente e Guarujá; objetivo é sufocar o tráfico e ampliar patrulhamento


Redação
Publicado em 16/07/2026, às 14h58

FacebookTwitterWhatsApp

Polícias em rua da Baixada Santista e agente pilotando drone
Efetivo conta com apoio de canil, cavalaria e patrulhamento tático especializado para atuar em áreas estratégicas do litoral - Divulgação/Governo de São Paulo


Uma megaoperação coordenada pelo Comando de Policiamento de Choque (CPChq) da Polícia Militar intensifica o combate ao crime organizado na Baixada Santista, nesta quinta-feira (16).

A ofensiva mobiliza mais de 160 agentes, que atuam simultaneamente nas cidades de Santos, São Vicente e Guarujá, com foco principal no desmantelamento de áreas controladas pelo tráfico de drogas e na ampliação da segurança ostensiva.

Ações envolvem incursões em pontos estratégicos, previamente mapeados pelo setor de inteligência da corporação. Para fechar o cerco à criminalidade, o efetivo conta com o apoio de equipes de patrulhamento tático, policiamento com cães e cavalos.



O contingente escalado reúne batalhões de elite do estado, incluindo o 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota), além das tropas do 2º e 3º Batalhões de Choque. A operação também engloba equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Comando de Operações Especiais (COE), do canil e do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho.

Queda na criminalidade em 2026

A nova ofensiva ocorre em cenário de queda nos índices criminais da região. Dados referentes aos primeiros cinco meses de 2026 apontam que os três municípios alvo da ação (Santos, Guarujá e São Vicente) registraram uma retração de 54,3% nos roubos de veículos, em comparação ao mesmo período de 2025. O número de ocorrências desse tipo caiu de 317 para 145.

O balanço estatístico também indica melhoria em outros indicadores de segurança:



  • Furtos de veículos: redução de 13,9% (de 699 para 602 registros);
  • Roubos em geral: queda de 30,7% (de 2.231 para 1.545 ocorrências);
  • Furtos em geral: recuo de 9,1% (de 5.970 para 5.425 casos).

Leia também: Assaltante é preso após roubo e tentativa de suborno a policiais em Santos

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!