Policial de folga afirmou ter disparado contra grupo que tentou roubá-lo; vítima do disparo chegou a ser operada, mas não resistiu

Um turista de nacionalidade uruguaia, de 34 anos, morreu após ser atingido por disparo de arma de fogo, durante as comemorações de Ano Novo na praia da Enseada, em Guarujá.
Ocorrência foi na madrugada de quinta-feira (1º), por volta da 00h20, em meio à multidão que ocupava a faixa de areia.
De acordo com o boletim de ocorrência ao qual o portal Costa Norte teve acesso, tudo começou em situação anterior: o roubo a um cabo da Polícia Militar, de 43 anos, que estava de folga aproveitando o Réveillon na faixa de areia com familiares.
O policial afirmou ter notado um grupo suspeito, que olhava fixamente para as joias de seus familiares, como correntes e relógios. Segundo o militar, um dos suspeitos fez menção de sacar uma arma e, com receio de ser alvejado, o policial sacou sua pistola, uma Glock calibre .40, e efetuou diversos disparos contra o grupo.
Os demais suspeitos teriam tentado pegar sua arma, momento em que efetuou mais disparos, os quais não sabe se alvejou algum deles. Os suspeitos fugiram.
O PM só soube da vítima dos disparos quando já estava na viatura dos policiais que atenderam a ocorrência. O homem, sem envolvimento com o caso, foi baleado na região do abdômen, e até a publicação desta matéria, não havia a informação sobre qual arma originou o disparo.
A vítima dos disparos foi identificada como turista uruguaio que estava no local acompanhado de amigos e da namorada. Testemunhas relataram que, ao ouvirem os tiros, a vítima gritou "corre, corre", antes de ser atingida e cair na areia. Uma das testemunhas chamou o ocorrido como caso de "bala perdida".
O turista foi socorrido pelo Samu e levado ao hospital Santo Amaro onde, apesar de passar por cirurgia, o quadro evoluiu negativamente e ele morreu no mesmo dia.
Conforme esclareceu a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), o agente informou que um grupo com vários indivíduos se aproximou dele e de seus familiares, e um dos suspeitos teria ameaçado sacar uma arma debaixo da camisa. Por isso, o policial interveio e houve troca de tiros.
Não foi possível periciar o local exato dos disparos. Devido ao tumulto e à grande quantidade de pessoas na areia durante a festa, não foram encontradas cápsulas deflagradas ou vestígios de sangue que pudessem auxiliar na investigação imediata.
Conforme informado pela SSP, "a arma do policial, uma pistola calibre .40, foi apreendida para perícia". O caso segue sob investigação da Delegacia de Polícia do Guarujá para a identificação dos suspeitos e esclarecimento das circunstâncias do caso.