Cerimônia de 'batismo' ocorreu no Complexo de Segurança de Bertioga; tanque representa um marco na modernização do Exército brasileiro
A cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo, recebeu uma homenagem do Exército brasileiro. Na manhã da terça-feira (1º), durante cerimônia no Complexo de Segurança, um dos tanques de guerra da instituição, um blindado Guarani, foi 'batizado' com o nome 'Bertioga'.
O tanque representa um marco na modernização do Exército brasileiro. Produzido na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, o modelo foi desenvolvido para substituir os antigos modelos Urutu e Cascavel. Com tração 6x6, capacidade anfíbia e blindagem contra armas leves e explosivos improvisados, o veículo comporta até 11 militares e possui sistema modular de armamentos. Também é equipado com modernos sistemas de comunicação e controle, garantindo eficácia operacional em diversos cenários de combate.
O evento de ‘batismo’ do tanque de guerra contou com a presença dos vereadores mirins, de autoridades civis e militares, representantes do Exército, da prefeitura e da Guarda Civil Municipal (GCM). Durante a solenidade, foi destacada a importância do fortalecimento dos laços entre o poder público local e as forças de defesa nacionais, além da valorização da história, coragem e desenvolvimento do município.
O Comando Militar do Sudeste disse que a nomeação de viaturas com nomes de municípios paulistas é uma tradição da corporação, com o objetivo de estreitar laços com a sociedade e valorizar o estado de São Paulo, alcançando o maior número possível de cidades. A escolha leva em consideração critérios como representatividade regional, vínculo com o Exército e proximidade com as Organizações Militares da área. Trata-se de uma iniciativa simbólica que reforça a integração entre o Exército Brasileiro e a população paulista.
A cerimônia ocorreu no Complexo de Segurança de Bertioga, estrutura que abriga a maior Guarda Civil Municipal por habitante da Baixada Santista, além do setor de Trânsito e o Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe), que monitora a cidade 24 horas.
Segundo a prefeitura, os investimentos na área da segurança têm se refletido em ações concretas, como o reforço de efetivo, aquisição de novas viaturas, equipamentos de última geração e expansão do sistema de monitoramento urbano, além de operações integradas com as forças policiais estaduais e federais.
Ainda de acordo com a prefeitura, dar o nome 'Bertioga' a uma viatura de combate reforça o reconhecimento da cidade como referência em segurança e compromisso institucional. A homenagem também simboliza a valorização do município como território estratégico no litoral paulista.
O prefeito Marcelo Vilares comentou: "É uma grande honra para nossa cidade. Que esta viatura leve consigo a força, a história e o orgulho do povo bertioguense. Agora, Bertioga também está presente na defesa do nosso país”.