LIVRAMENTO NA MADRUGADA

Susto: celular explode e quarto de criança fica em chamas

Incêndio iniciou durante a madrugada quando o celular carregava a bateria em local inflamável

Da redação
Publicado em 06/10/2021, às 09h41 - Atualizado às 10h55

FacebookTwitterWhatsApp
Susto: celular explode e quarto de criança fica em chamas  Cama destruída após celular pegar fogo em quarto de criança - Foto: Arquivo pessoal Andreia Mendes
Susto: celular explode e quarto de criança fica em chamas Cama destruída após celular pegar fogo em quarto de criança - Foto: Arquivo pessoal Andreia Mendes

O quarto de uma criança, de 12 anos, foi parcialmente destruído após um princípio de incêndio durante a madrugada. De acordo com o relato da mãe, Andreia Mendes, o quarto do filho pegou fogo enquanto o menino dormia, o estopim do incêndio foi a explosão de um telefone celular que carregava em cima da cama. Andreia, o esposo e a criança, estavam no imóvel. Ninguém se feriu.

*Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O incidente aconteceu na terça-feira, 28 de setembro, por volta das 2 horas da manhã, em Santana de Parnaíba, zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Andreia tornou pública a situação a fim de alertar a todos sobre o cuidado com o celular carregando em locais inflamáveis.

Segundo Andreia, o esposo teria acordado na madrugada ao perceber as chamas no quarto do filho. “Meu esposo acordou assustado, quando vimos o quarto do meu filho em chamas, por conta de um aparelho de celular que carregava junto a ele na cama que ele dormia”, relatou.

Susto: celular explode e quarto de criança fica em chamas Cama destruída após celular pegar fogo em quarto de criança (Foto: Arquivo pessoal Andreia Mendes)

Andreia afirmou que a cama do filho ficou destruída e o forro do teto foi ao chão com o calor das chamas, porém, felizmente, o casal agiu rápido e resgatou o menino que ficou sem ferimentos.  

“Graças a Deus está tudo bem com meu filho, não aconteceu nada com ele, só a cama dele que ficou destruída e o aparelho também. Isso é um alerta para quem deixa o celular embaixo do travesseiro”, disse Andreia nas redes sociais.

“Eu fiquei tão perturbada na hora quando vi as chamas que fui apagar o fogo com o cobertor, a gente fica sem reação na hora. Só sei que foi Deus que acordou meu esposo e eu, se não, não sei o que teria acontecido”, concluiu.

Cama da criança foi consumidas pela chamas Susto: celular explode e quarto de criança fica em chamas Cama destruída após celular pegar fogo em quarto de criança (Foto: Arquivo Pessoal Adriana Mendes)

Smartphones x Eletricidade

A orientação dos bombeiros para que incêndios desse tipo sejam evitados é procurar manter os celulares e outros aparelhos carregando longe de materiais combustíveis, nesse caso, o carregador estava em cima de um colchão que é considerado um material altamente inflamável.

Especialistas conscientizam para os perigos dos smartphones quando estão conectados a eletricidade. Enquanto os smartphones estão na tomada, o carregador está consumindo energia e se ele fica muito tempo pode gerar um aquecimento fora do normal, causando um curto-circuito interno e, consequentemente, um incêndio.

Além disso, o incêndio pode ocorrer em casos nos quais carregador tem um pico de tensão alto, devido aos raios, em dias de chuva forte. O alerta é para não deixar o celular carregando em locais quentes e abafados, como sofá, cama e debaixo do travesseiro. Nessas situações, pode haver um aquecimento fora do normal no aparelho ou no carregador, causando um incêndio em grandes proporções.

Ocorrências

Em casos de incêndios o Corpo de Bombeiros devem ser acionados imediatamente por meio do telefone 193 disponibilizado de forma gratuita em todo território nacional. Ao ligar para o 193, tenha sempre em mãos dados que possam ser transmitidos ao atendente para agilizar o atendimento, como o endereço do local, características específicas do evento e condições das vítimas.

Conforme as informações passadas na ligação telefônica, os bombeiros identificam o tipo de ocorrência, a gravidade do caso, a real necessidade de deslocamento de equipes e o tipo de socorro mais adequado. As linhas do telefone de emergência não devem ficar ocupadas com situações que não necessitam de atenção imediata.

Quando ligar para o 193:

Além das ocorrências de incêndios, o Corpo de Bombeiros devem ser acionados quando houver:

1- Acidentes de trânsito com vítimas.

2- Afogamentos.

2- Acidentes domésticos (queimaduras, intoxicação, explosões e ferimentos em geral).

4- Quedas de plano elevado ou de mesmo nível que resultem em lesões.

5- Busca de pessoas.

6- Salvamento em ambientes hostis.

7- Lesões provenientes de agressão e ataques de animais.

8- Ferimentos por arma de fogo e objetos cortantes/perfurantes.

9- Emergências com produtos perigosos e combustíveis.

10- Desabamentos, soterramentos e deslizamentos.

11- Emergências resultantes de vendavais, enchentes, temporais e chuvas de granizo.

Quando NÃO ligar para o 193:

1- Para pedir informações diversas, endereços ou telefones de outros órgãos.

2- Para tratar com algum setor administrativo da Corporação.

3- Para tirar dúvidas sobre situações não emergenciais.

4- Para avisar de acidentes de trânsito sem pessoas feridas.

5- Para fazer reclamações ou denúncias, para isso existem outros canais de comunicação.

Casos clínicos, tais como: problemas cardíacos e respiratórios, trabalhos de parto, crises hipertensivas, acidente vascular cerebral, crises convulsivas, transferência de doentes graves, são atendidos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que deve ser acionado pelo telefone de emergência 192.

O registro da denúncia é imediato. O uso indevido dos telefones de emergências para passar trote configura crime.

*Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!