Acusado pichava a estátua de Zé Capão quando foi detido por pessoas que estavam nas proximidades; GCM atendeu ao chamado

Um homem de 40 anos, identificado como servidor público, foi flagrado na sexta-feira (13), quando pichava a estátua de Zé Capão, na rodovia BR-101, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou o vândalo já detido por pessoas que estavam nas proximidades. O monumento Homenagem ao Caiçara é conhecido como Zé Capão e homenageia a comunidade caiçara da cidade; a escultura tem 10 metros de altura.
Servidor público é detido por vandalismo e obrigado a limpar monumento, em Ubatuba
— Portal Costa Norte (@costanortenews) December 16, 2024
Acusado pichava a estátua de Zé Capão quando foi detido por pessoas que estavam nas proximidades; GCM foi responsável pela autuação pic.twitter.com/Weam5wIxAB
No vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ouvir alguém ordenando que o vândalo limpe o monumento. A SSP informou que o servidor público foi encaminhado à delegacia de Ubatuba, onde prestou depoimento e foi liberado após assinar um termo de compromisso. A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Em nota, a prefeitura de Ubatuba afirma que todas as medidas cabíveis, tanto administrativas quanto judiciais, serão tomadas, após abertura de processo interno. "Em razão da gravidade da situação, a administração municipal reitera seu compromisso com a preservação do patrimônio público e a promoção de uma convivência respeitosa entre os cidadãos e os símbolos que representam a identidade da cidade".