Operação Catfishing, da Polícia Civil, cumpriu ordens judiciais em São Paulo, Guarulhos, Santos, Guarujá, Pirassununga e Parnaíba, no Piauí
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na quinta-feira (22), a Operação Catfishing, que desarticulou uma quadrilha especializada em aplicar golpes financeiros contra idosos. A sede clandestina da quadrilha funcionava em Guarujá, no litoral de São Paulo. A operação cumpriu 17 mandados de busca e de prisão temporária. Veículos, joias, dinheiro e eletrônicos usados em crimes de estelionato e lavagem de dinheiro foram apreendidos.
As equipes policiais cumpriram as ordens judiciais nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santos e Guarujá, Pirassununga e Parnaíba, no estado do Piauí. Os policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais do Deinter 10 (Araçatuba) identificaram a organização criminosa durante as investigações a partir de um endereço em Guarujá, onde funcionava uma sede clandestina para aplicação dos golpes. A maioria das vítimas era de idosos.
No local, seis pessoas, das quais duas mulheres e quatro homens, foram presas em flagrante. Segundo as informações, um dos suspeitos já havia sido identificado anteriormente e possuía um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça. Na capital paulista, foi cumprido outro mandado de prisão temporária, além de mais um na cidade de Guarulhos.
Ao todo, três veículos, diversas joias, R$ 109 mil em espécie, 18 celulares e cinco notebooks utilizados nos crimes foram apreendidos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), mais de 70 policiais civis participaram da operação, que contou com o apoio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais do Deinter 6 (Santos) e das delegacias de Pirassununga e Parnaíba.