Entidades do setor de segurança e movimentos representativos de motociclistas de todo o estado de SP buscam soluções; foco é identificar quadrilhas envolvidas em roubos de motos de alta cilindradas e suas ramificações
Motos com mais de 500 cilindradas. Estes são os alvos de criminosos que ostentam o produto do roubo nas redes sociais. Agora, as quadrilhas envolvidas com este tipo de crime estão na mira da polícia, que trabalha na identificação de quadrilhas envolvidas nos furtos de motos de alta cilindrada e suas conexões.
Na quarta-feira (16), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) reuniu entidades do setor de segurança e movimentos representativos de motociclistas de todo o Estado. Este foi o quinto encontro realizado em parceria com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com o objetivo de deliberar sobre as ações adotadas e traçar estratégias para conter a ascensão do "roubo ostentação".
Carlos Schaefer, membro influente do Movimento Moto Livre, destacou: "A grande maioria desses crimes está intrinsecamente ligada à ostentação. Essas motos de alto valor, provenientes de roubos, são exibidas pelos criminosos como uma espécie de troféu".
Há pelo menos dois anos, grupos de motociclistas vêm clamando por ações mais incisivas na identificação dos envolvidos nesses delitos. Frederico Frazão, porta-voz do Movimento dos Motociclistas Contra o Crime, enfatizou: "Elaboramos um manifesto contendo as principais demandas da comunidade motociclista. Esta oportunidade é de grande relevância para impulsionarmos esforços conjuntos com as forças de segurança". O movimento agrega mais de mil motociclistas de diversos motoclubes de São Paulo.
O trabalho desenvolvido pelo Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado vai subsidiar um relatório que será encaminhado à Polícia Civil que dará início à investigação desses grupos criminosos. O trabalho ajudará no emprego de policiais e no direcionamento de ações específicas para combater os crimes.
Segundo o Centro Integrado de Comando e Controle, o encontro é o início da construção do desenho de política pública para o tema.
*com informações da SSP
Veja também: GCM de Praia Grande recupera carro e carga roubados dos Correios
Comentários