COMBATE AO TRÁFICO

Rota do tráfico de drogas entre interior e litoral de SP é desmantelada em megaoperação

Cinco suspeitos foram presos e mais de 900 kg de maconha que abasteceriam a Baixada Santista foram apreendidas pela Polícia Civil de Santos, em Indaiatuba

Da redação
Publicado em 28/07/2023, às 15h26 - Atualizado às 16h03

FacebookTwitterWhatsApp
Foram apreendidos quase 1 tonelada de maconha em galpão Apreensão de drogas - Divulgação Polícia Civil
Foram apreendidos quase 1 tonelada de maconha em galpão Apreensão de drogas - Divulgação Polícia Civil

Uma megaoperação da Polícia Civil de Santos, na noite de ontem (27), resultou na prisão de cinco homens com idades entre 23 e 37 anos, ao serem flagrados com grande quantidade de maconha em Indaiatuba, no interior paulista.

Os suspeitos de tráfico de drogas estavam em posse de mais de 1,3 mil tijolos da droga, totalizando 960 kg, em um galpão e toda a droga seria destinada à Baixada Santista, no litoral paulista, região a mais de 180 km de distância.

Segundo informou a Polícia Civil, a ação foi realizada por policiais da 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes da DEIC Deinter 6 – Santos e as prisões são resultado de uma extensa investigação conduzida pela equipe com o objetivo de combater o crime de tráfico de drogas na Baixada Santista.

Durante as investigações, os agentes identificaram uma rota utilizada por criminosos, provenientes do interior do estado, que abasteciam os pontos de venda de drogas no litoral paulista.

Após identificar os três veículos utilizados pelos suspeitos para o transporte e guarda da substância ilícita - dois automóveis (um Gol e um Fiat/Punto) e uma caminhonete -, foram realizadas diversas diligências para rastreá-los. Os policiais civis conseguiram localizar os veículos em Indaiatuba após acompanhá-los de forma velada desde a cidade de Campinas.

Ao chegarem ao local, os agentes observaram um indivíduo ao telefone próximo ao galpão, enquanto os veículos entravam de marcha ré. Com o apoio da equipe especializada, os policiais aproximaram-se e foram atendidos por um dos indivíduos, que autorizou a entrada. No interior da garagem havia outros três suspeitos.

A Polícia Civil detalha que inicialmente o homem que os recebeu alegou ser dono de um comércio de sacos de carvão. No entanto, durante a busca, autorizada pelo indivíduo, os investigadores encontraram além dos sacos de carvão, uma balança de precisão e os pacotes pretos anteriormente avistados, os quais continham quase uma tonelada de maconha.

Foram apreendidos quase 1 tonelada de maconha em galpão Apreensão de drogas (Divulgação Polícia Civil)

A investigação revelou ainda que os homens detidos exerciam funções específicas no esquema criminoso: três deles eram responsáveis pela guarda e transporte da droga para o litoral, enquanto o indivíduo que ficava do lado de fora do galpão atuava como "olheiro", monitorando a movimentação das autoridades policiais e de possíveis concorrentes.

Além da significativa quantidade de maconha apreendida, a polícia também confiscou sete telefones celulares utilizados pelos suspeitos em suas atividades, além da balança de precisão e dos veículos que serviam para o transporte da droga. Os cinco homens foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. As investigações prosseguem.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!