Droga foi localizada durante fiscalização de carga que seria exportada; cocaína estava escondida na estrutura do contêiner

A Receita Federal apreendeu cerca de 43kg de cocaína escondidos na estrutura de um contêiner no porto de Santos. A localização ocorreu durante fiscalização no complexo portuário.
A droga estava em uma área da estrutura do contêiner, em um compartimento que dificultava a identificação durante uma inspeção convencional. A carga passou por procedimentos de fiscalização da Alfândega de Santos.
A atuação dos agentes contou com o uso de equipamentos de inspeção e cães de faro, recursos empregados pela Receita Federal para identificar possíveis irregularidades em cargas que passam pelo terminal. A estratégia também permite direcionar a fiscalização para unidades consideradas de maior risco.
Após a localização e confirmação da presença da cocaína, a ocorrência foi encaminhada para as autoridades responsáveis pela investigação. A Polícia Federal deve apurar a origem da droga, os responsáveis pela ocultação e o possível destino do entorpecente.
O porto de Santos é um dos principais pontos de movimentação de cargas do país e também é alvo frequente de ações de fiscalização contra o tráfico internacional de drogas. Em apreensões anteriores, organizações criminosas utilizaram diferentes estruturas de contêineres para tentar retirar cocaína do Brasil.