ENCONTRADOS

Receita apreende 200 mil cigarros eletrônicos em contêiner no porto de Santos após alerta de empresa

Carga foi declarada como telas de LED e eletrônicos e tinha como destino final Montevidéu, no Uruguai; fiscalização ocorreu em 18 de setembro


Redação
Publicado em 24/09/2026, às 09h54

FacebookTwitterWhatsApp

Operação Receita Federal
Carga saiu de Yantian, na China, e tinha como destino declarado Montevidéu, no Uruguai - Philip Morris e Receita Federal (ilustrativa)


A Receita Federal apreendeu cerca de 200 mil cigarros eletrônicos contrabandeados em um contêiner no porto de Santos, litoral de São Paulo.

A carga saiu de Yantian, na China, e tinha como destino declarado Montevidéu, capital do  Uruguai.

A apreensão ocorreu em 18 de setembro, durante fiscalização do contêiner. Segundo a Receita Federal, o carregamento havia sido declarado de forma falsa como carga de “telas de LED e eletrônicos”.

Durante a inspeção, os agentes constataram que cerca de 95% da carga continham cigarros eletrônicos que não haviam sido declarados e sem autorização para comercialização.

Alerta

A ação começou após informações repassadas pela equipe de Illicit Trade Prevention, área de Prevenção ao Comércio Ilícito, da Philip Morris International (PMI), empresa multinacional produtora de tabaco e seus derivados.

Ao identificar que o navio faria uma escala intermediária no porto de Santos antes de seguir para o Uruguai, a equipe da empresa comunicou formalmente a Coordenadoria-Geral de Administração Aduaneira (Coana), da Receita Federal.



Com o alerta, o contêiner foi selecionado para fiscalização. A inspeção confirmou a presença dos cigarros eletrônicos contrabandeados.

Até recente atualização desta reportagem, não havia informações sobre pessoas presas em decorrência da apreensão.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!