Prisão

Preso um dos integrantes da quadrilha que matou o PM Solon

Criminoso considerado de alta periculosidade foi localizado na cidade de Lençóis Paulista

Da Redação
Publicado em 28/11/2019, às 07h10 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h58

FacebookTwitterWhatsApp
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira, 28, um dos integrantes da quadrilha responsável pelo assassinato do PM Maurício Solon, ocorrido em 10 de dezembro de 2018, no Centro, em Bertioga. As informações oficiais indicam que Luan Borges, considerado de alta periculosidade e integrante de facção criminosa, estaria escondido na cidade de Lençóis Paulista (SP).

Participe dos nossos grupos ℹ https://chat.whatsapp.com/JfTo5oHKbWzKkWWsu2l1wm 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O delegado titular de Bertioga, José Aparecido Cardia, revelou que a prisão ocorre após a Justiça expedir o mandado de prisão preventiva do acusado, em aguardo do julgamento. A ação ocorreu em um trabalho conjunto com a delegacia de Lençóis Paulista e o Deinter-4 de Bauru. “Gostaria de ressaltar a extrema competência da delegacia de polícia de Lençóis Paulista, muito bem comandada pelo doutor Luiz Claudio Massa, [...] que foi extremamente dedicado e competente diante da ciência dos detalhes que envolveram a morte do PM Solon e o que ele representa para Bertioga. Todos os casos têm o mesmo empenho e dedicação, mas alguns despertam mais o desafio do que os outros, esse foi um deles. Indivíduo foragido de Bertioga, escondido neste mundo afora, e acabamos localizando-o com inteligência, competência e dedicação”, destacou Cardia.

Segundo a polícia, o encaminhamento do criminoso para o Centro de Detenção Provisória já está em andamento.

Execução

O crime ocorreu no dia 10 de dezembro de 2018, quando quatro assaltantes encapuzados chegaram em um Corsa Sedan, em frente ao banco Santander, e dois deles abordaram o policial Maurício Solon, que saía de seu veículo. Um policial aposentado, amigo da vítima, chegava ao local para depositar um malote com dinheiro de um supermercado da cidade e também foi rendido.

O PM reformado entrou em luta corporal com os ladrões, mas teve o malote com R$ 100 mil em espécie e sua arma roubados. Segundo o boletim de ocorrência, um dos criminosos gritou "perdeu polícia" para Solon, e então, passou a atirar na vítima. Ao menos quatro tiros foram disparados contra o policial.

Os bandidos entraram no Corsa, seguiram até o um píer, próximo da antiga Marina Poligon, abandonaram o automóvel, entraram em um barco e fugiram. O policial foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos.

Em agosto desta ano, outro suspeito de envolvimento no assassinato foi preso em Bertioga. No caso da nova prisão e o envolvimento de Luan Borges com uma facção criminosa, já foi realizada também, pelo Gaeco em conjunto com o Baep, uma operação contra o PCC na região , no combate ao tráfico de drogas e a ação da facção na Baixada Santista. Na ocasião foi averiguado que parte dos integrantes teria participação no latrocínio.

Homenagem

Neste mês, a Câmara de Bertioga homenageou o PM Maurício Solon Mota , que agora dá nome a uma das ruas do bairro Vista Linda, a antiga Aprovada 229. A indicação partiu do vereador Ney Lyra.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!