RECONHECIMENTO JUSTO

Policiais ‘Nota 10’ da Baixada Santista recebem menção honrosa do governo de SP

Reconhecimentos foram por contenção de assalto, em Praia Grande; e dois resgates de banhistas em Guarujá. Saiba mais:

Da redação
Publicado em 14/07/2021, às 20h15 - Atualizado às 21h12

FacebookTwitterWhatsApp
Nathalia Pagliarini/ Governo do Estado de SP
Nathalia Pagliarini/ Governo do Estado de SP

Oito policiais militares, entre eles cinco bombeiros, todos da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, receberam justo reconhecimento com o certificado Policial Nota 10, entregue pelo governador João Doria (PSDB) e pelo secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. A entrega foi na terça-feira, 13

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/cnlitoralconectado3 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

As homenagens consistem no resgate de quatro irmãos em risco evidente de afogamento, na Praia das Asturias, em Guarujá; e pela contenção de uma assalto a uma mulher, em área erma da Nova Mirim, em Praia Grande.

A iniciativa, que foi criada no início da atual gestão como parte do programa de valorização policial, visa a reconhecer e estimular o bom trabalho das três polícias em todo o estado, e assim como nas demais edições, a solenidade foi no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

Entre as equipes agraciadas, está uma pertencente ao 1º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo, sediado em Guarujá, formada pelo sargento Tony Kurtis da Silva, os cabos Marcos Alberto Lins de Almeida e Joel Junior Silva Lemos Leite de Oliveira, e o soldado Diego Gomes da Silva.

Os militares receberam o certificado por terem salvado quatro irmãos de um afogamento no dia 11 de setembro de 2020, na Praia das Astúrias, em um local conhecido como canto dos pescadores. As vítimas, sendo uma maior de idade e três menores, entre eles uma criança de quatro anos, foram tiradas das águas por dois guarda-vidas a pé e outros dois que utilizaram um quadriciclo. 

“Entramos na água e eu peguei a criança mais nova. Ela estava com muito medo e tentei acalmá-la. Como ela tinha a idade do meu filho, fiquei muito emocionado e fiz algo que não temos o costume de fazer: peguei ela no colo e dei um abraço”, disse o cabo Lemos. 

Com 10 anos de PM, completados nesta semana, o militar relatou que essa é a primeira vez que é homenageado neste nível. “A ficha não caiu ainda. A sensação é de reconhecimento e de bom cumprimento da missão”, finalizou.

Outro bombeiro condecorado, foi o cabo Reginaldo Rodrigues de Jesus, do mesmo grupamento. O guarda-vidas foi reconhecido por resgatar um grupo superior a 20 pessoas que ficou ilhado, após a maré subir, na Ilha Pombeva, em 6 de setembro do ano passado.

“É um ponto perigoso e, por isso, sempre fazemos um trabalho intenso de prevenção e naquele dia não foi diferente. Passei boa parte do dia retirando pessoas do local e orientando, ainda quando a maré estava baixa. Durante os meus deslocamentos, um novo grupo acessou o local e acabou não conseguindo retornar à faixa de areia porque a maré ficou cheia”, contou o militar.

De acordo com o cabo, após ser solicitado para socorrer o grupo, foi imediatamente à ilha e retirou todos em segurança, incluindo mulheres e crianças. Esta é a primeira vez que Rodrigues, que atua há 18 anos como guarda-vidas, recebe uma homenagem das mãos do Governador. “Eu fico feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho. Essa homenagem é muito valiosa”, destacou.

Assalto frustrado

Na mesma solenidade também foram agraciados o tenente Ramon Victor Bovenzo Alves e os soldados Ricardo da Silva Santos e Daniel Clemente da Costa, integrantes do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), com sede em Praia Grande. 

(Nathalia Pagliarini/ Governo do Estado de SP)

O trio é condecorado por prender um homem que abordou uma mulher próximo a um ponto de ônibus, arrancou sua bolsa e estava levando a vítima para um local ermo sob ameaças. O caso ocorreu em 21 de junho deste ano.

Na ocasião, a equipe abastecia a viatura em um posto localizado no viaduto 4, quando o motorista de um coletivo informou que um suspeito tinha tentado praticar roubo contra pessoas que estavam em um ponto de ônibus no viaduto 2.

Imediatamente os militares suspenderam o abastecimento e se deslocaram para o local que poderia ser usado como rota de fuga pelo criminoso. Em certo momento, os PMs entraram na rua Santa Anastácia, no bairro Nova Mirim, e se depararam com um casal, o qual o homem apresentava as mesmas características do assaltante denunciado.

Foi realizada abordagem, e a moça que acompanhava o suspeito entrou em desespero, o que chamou mais atenção ainda da equipe. O suposto casal foi entrevistado separadamente e a moça contou que se deslocava ao ponto de ônibus para ir trabalhar quando foi abordada pelo criminoso. Segundo ela, o homem arrancou sua bolsa e a agarrou pelo braço, impedindo que ela fosse embora, fazendo ameaças e a conduzindo para um local ermo.

Após o relato da moça, os militares prenderam o suspeito em flagrante e o levaram até a delegacia, onde ele foi indiciado e encaminhado ao cárcere, permanecendo à disposição da Justiça.

“Eu estou há sete anos na PM e até então nunca havia sido homenageado. E acredito que não só na segurança pública, mas em qualquer atividade profissional, o reconhecimento é muito importante e motivador”, afirmou o tenente Bovenzo, que ressaltou ser super válida a inciativa do governo estadual.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!