MAUS-TRATOS

Polícia resgata cinco cães da raça golden retriever de cativeiro no litoral norte de São Paulo

Animais viviam em condições precárias no litoral; fêmea usada para reprodução apresentava magreza extrema e desgaste físico


Redação
Publicado em 05/08/2026, às 14h00

FacebookTwitterWhatsApp

Na imagem, um dos cães aparece sentado enquanto um profissional, usando luvas descartáveis, realiza um procedimento na região do pescoço
Veterinários avaliaram a saúde dos cães no próprio local antes do encaminhamento para abrigos seguros - Divulgação/Prefeitura de São Sebastião


Uma denúncia de moradores levou as forças de segurança a um imóvel no bairro Camburizinho, na costa sul de São Sebastião, no domingo (2). No local, equipes da Polícia Civil resgataram cinco cães da raça golden retriever submetidos a condições inadequadas de sobrevivência e higiene.

Ação teve o suporte técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a participação de organizações de proteção animal. Durante a intervenção, veterinários avaliaram a saúde dos cachorros para embasar o inquérito policial. Uma das fêmeas, supostamente explorada para reprodução comercial, exibia magreza extrema e sinais severos de desgaste físico.

Após os primeiros socorros, os animais ficaram sob a guarda de entidades de defesa e protetores independentes. O grupo assumiu os cuidados médicos, a reabilitação e o futuro processo de adoção responsável dos pets. Os agentes registraram boletins de ocorrência, colheram depoimentos de testemunhas e mantêm a investigação ativa para punir os culpados.



Para evitar que situações semelhantes se repitam, a prefeitura pede que a população comunique atitudes suspeitas de forma imediata. Denúncias sobre abusos contra a fauna devem chegar aos órgãos de segurança, de preferência com fotos e vídeos que ajudem na comprovação do crime.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!