civil

Polícia Civil realiza operação 'Thêmis' e prende quatro pessoas

Polícia Civil SP
Publicado em 12/03/2022, às 14h45 - Atualizado às 14h47

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução - Reprodução
Reprodução - Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (11), policiais civis do 102º Distrito Policial (Decap) deflagraram a operação 'Thêmis', com o objetivo de combater crimes como extorsão mediante restrição de liberdade, roubo e associação criminosa para obtenção de vantagem via transferências eletrônicas, na Capital.

No início do mês de fevereiro, três mulheres foram vítimas de extorsão com restrição de liberdade, tendo suas contas devassadas via transferências eletrônicas (PIX, TED, DOC etc).

O modo de agir da quadrilha consistia em arrebatar as vítimas de dentro de seus veículos, em seguida as mantinham em cativeiro até obterem vantagem econômica por meio de transferências, algumas vezes exigindo até mesmo valores de parentes, para liberação das vítimas.

Em trabalho conjunto, realizado entre a 6ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (6ª Cerco), 11º DP, 101º DP e 102º DP, iniciaram-se os trabalhos de polícia judiciária, a fim de identificar, qualificar e capturar os membros da associação criminosa.

Após diversas diligências de campo e trabalhos de inteligência policial, chegou-se no desbaratamento da quadrilha, identificando-se executores e diversos “conteiros”.

Apenas no mês de janeiro/2022, o bando movimentou cerca de R$ 120 mil em diversas transações bancárias.

Com o resultado das investigações, representou-se pela expedição de nove mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão. Foi dado cumprimento aos respectivos mandados, com apoio de 12 equipes (em torno de 28 policiais civis), resultando na prisão de oito pessoas investigadas.

As investigações permanecem, a fim de identificar o grau de participação de cada um dos suspeitos, bem como na identificação de outras vítimas.

Até o momento, restou esclarecida a participação da quadrilha em ao menos quatro crimes.

Fonte: Polícia Civil SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!