AGIOTA

Polícia Civil de Bertioga prende 'agiota' de Boraceia

"Usava um revolver calibre 38 para ameaçar as vitimas, provocando o medo e o terror"

Da Redação
Publicado em 28/08/2019, às 12h33 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h07

FacebookTwitterWhatsApp
Foram apreendidos um revolver calibre 38, caderno de anotações, notebook e maquinha de cartão de crédito
Foram apreendidos um revolver calibre 38, caderno de anotações, notebook e maquinha de cartão de crédito

Imagem acervo site

Após denúncia anônima, a Polícia Civil de Bertioga prendeu em flagrante um homem suspeito de praticar usura, ou 'agiotagem', em Bertioga. Ele foi detido em sua residência, no bairro Boraceia, na manhã desta quarta-feira, 28. De acordo com o delegado titular da cidade, José Aparecido Cardia,  o detido "usava um revolver calibre 38 para ameaçar as vitimas, provocando o medo e o terror".

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA7 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Usura, em seu sentido original, são juros excessivos cobrados por um empréstimo. Na Idade Média, usura era utilizada como sinônimo de juro, e era uma prática proibida, pois acreditava-se que dinheiro não poderia gerar dinheiro. 

De acordo com a denúncia o preso estava "emprestando dinheiro a juros, cobrando-os, posteriormente de forma exorbitante, deixando os tomadores de empréstimos sempre em divida com ele. De posse de um revolver cablibre 38, o utilizava para ameaçar as vitimas, provocando medo e terror".

Dr Cardia, que preside as investigações, informou que "diante da farta documentação e conversas de Whatsapp, foi possível postular o competente Mandado de Busca domiciliar, autorizado pela primeira Vara de Bertioga e, ao ser cumprido na data de hoje, 28, pela manhã, na casa do individuo foi apreendido uma maquina de cartão de crédito, um notebook de marca Dell, um telefone celular Motorola e um revólver calibre 38. O Individuo foi preso e autuado em flagrante delito".

Em vídeo exclusivo, enviado para a redação do Sistema Costa Norte de Comunicação Dr Cardia narra o ocorrido: "Recebemos denúncia consistente de que um individuo, no bairro Boraceia, estava praticando o crime de usura. O que significa isso? É uma pessoa que empresta dinheiro a outra e em seguida passa a cobrar juros exorbitantes, causando uma dependência eterna de uma dívida que não se consegue pagar em razão do anatocismo que é proibido no Brasil. Anatocismo nada mais é do que juros sobre juros".

"Tão logo recebemos a denúncia instruímos um pedido de busca e apreensão na casa desse suspeito. A equipe se deslocou até lá, cumprindo o mandado de busca a pedido do delegado titular de Bertioga e acabou se construindo a verdade, ou seja, foi encontrado um caderno que tem indícios da contabilidade de empréstimo de dinheiro, um notebook, um telefone celular, uma maquininha de cartão de crédito que era usado para fazer as antecipações financeiras. Diante desse grave quadro ainda foi encontrado um revólver calibre 38 municiado com seis tiros que, segundo informações, era utilizado para ameaçar pessoas" complementa o delegado em seu relato.

José Aparecido Cardia ressalta que "Isso surgiu na nossa cidade, já tomamos providência e acabamos com esse foco" e faz um alerta: "aqui nesta cidade as pessoas tem que ter a consciência de que prevalece a legalidade".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!