CRIMINALIDADE NO LITORAL

PM da Rota é baleado no olho e morre durante patrulhamento em Santos (SP)

Soldado passou por cirurgia de emergência na Santa Casa de Santos, mas não resistiu; novos confrontos contra PMs da Rota aconteceram neste sábado

Redação
Publicado em 03/02/2024, às 15h15

FacebookTwitterWhatsApp
Militar foi surpreendido por um homem armado durante patrulhamento - Reprodução
Militar foi surpreendido por um homem armado durante patrulhamento - Reprodução

Um policial militar da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), de 35 anos, foi vítima de um ataque a tiros na comunidade da Vila Telma, em Santos, no início da noite de sexta-feira (2). A vítima foi atingida por um tiro no olho direito; ele foi socorrido à Santa Casa de Santos, mas não resistiu aos ferimentos. O governador de São Paulo Tarcisio de Freitas  confirmou a morte do militar e informou que identificará e prenderá os responsáveis.

Segundo informações levantadas pela reportagem, os policiais militares da Rota relataram que estavam em patrulha na área conhecida como 'Mangue Seco', visando combater o tráfico de drogas, quando a vítima teria entrado em uma viela e foi surpreendida por disparos. Após o ocorrido, a guarnição constatou que o policial havia sido atingido no olho direito por um único tiro. O autor do disparo fugiu e não foi identificado.

O soldado  Samuel Wesley Cosmo foi encaminhado à Santa Casa de Santos em estado grave e submetido a uma cirurgia de emergência, mas acabou falecendo. No local, foram encontrados um celular, um estojo e um carregador de munição, que foram recolhidos pela perícia.

Imediatamente, a PM iniciou uma operação de busca pelos responsáveis pelos disparos. Equipes da Rota foram mobilizadas e desceram a serra em direção à Baixada Santista, para reforçar as buscas pelos criminosos.

Nas redes sociais, Tarcísio lamentou a morte do militar. “Com muito pesar, recebi há pouco a notícia da morte do Soldado PM Samuel Wesley Cosmo, vítima da ação de criminosos durante patrulhamento em Santos. Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos de Samuel”, escreveu o governador.

No início da tarde deste sábado, o secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, informou que estava em Santos, quando foi iniciada uma operação para localizar os assassinos do policial. Segundo Derrite, nesta madrugada, houve mais dois confrontos envolvendo equipes da Rota. Um policial foi ferido levemente no braço. Já os criminosos foram neutralizados pelas equipes.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!