Ação preventiva da Operação Escudo resultou na recuperação de materiais furtados; dois suspeitos conseguiram fugir a nado
Três homens foram flagrados, na tarde de ontem (24), roubando um navio abandonado em Guarujá, no litoral de São Paulo; dois conseguiram fugir e um outro foi detido. A ação do trio foi flagrada pela Polícia Militar Ambiental durante operação de patrulhamento ostensivo e preventivo náutico da Operação Escudo.
Enquanto uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° Batalhão de Policiamento Ambiental (3°BPAmb) realizava a ronda foi avistada uma pequena lancha com dois tripulantes, encostada em um navio atracado no canal do estuário, próximo ao Porto de Santos.
Um terceiro suspeito estava a bordo do navio, descendo diversos sacos para a lancha utilizando uma corda. A atividade levantou suspeitas, motivando a aproximação da equipe para realização de uma abordagem policial.
A PM Ambiental detalhou à reportagem do Portal Costa Norte que ao perceber a aproximação da lancha-patrulha da Polícia Militar, um dos suspeitos no interior da lancha pulou na água e nadou até um píer, fugindo por terra juntamente com o suspeito que estava no navio. Ambos fugiram em direção a uma comunidade e não foram identificados.
O terceiro suspeito, que conduzia a lancha, tentou fugir em alta velocidade com a embarcação. No entanto, a lancha-patrulha da Polícia Militar Ambiental o alcançou. Na tentativa de escapar, o homem pulou na água e tentou fugir a nado, mas foi detido pelos militares. Ele foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária, onde recebeu voz de prisão.
A lancha abandonada pelos suspeitos seguiu em alta velocidade pelo canal do estuário de forma desgovernada, ameaçando tanto a segurança de praticantes de esportes aquáticos quanto a navegação local.
Outra equipe especializada em Policiamento Náutico foi acionada e os militares conseguiram assumir o controle da embarcação desgovernada, evitando qualquer incidente com outras embarcações que compartilhavam o espaço no mar.
Ainda de acordo com a PM Ambiental, dentro da lancha abandonada foram encontrados diversos materiais furtados, incluindo recortes de tubulações, conduítes e fios de cobre, bem como equipamentos como um respirador com máscara e cilindro de ar comprimido, um sistema de respiração completo, roupas de borracha para mergulho, bombas de porão e emendas industriais.
O homem detido, que tem 36 anos e mora em Guarujá, admitiu sua participação no esquema criminoso. Ele foi levado à Delegacia de Polícia Civil do município, onde a ocorrência foi registrada sob acusação de furto. O navio de bandeira panamenha e identificado como SRAKANE, encontra-se abandonado no Porto de Santos desde abril de 2021.
Comentários