Patrulhamento ostensivo estava em operação em Guarujá e Itanhaém; multas por pesca ilegal totalizaram R$20 mil
A Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º Batalhão realizou na manhã de ontem (13) uma operação de patrulhamento ostensivo e preventivo nas praias de Guarujá e Itanhaém na Baixada Santista. Durante a operação foram flagradas diversas infrações de pesca, resultando em várias autuações e apreensão de materiais.
Em Itanhaém, durante o patrulhamento preventivo, a equipe marítima se deparou com uma bandeirola sem identificação. Ao retirá-la da água, a equipe constatou que havia uma rede de aproximadamente 1.200 metros com diversos peixes e um filhote de tubarão emalhados vivos que foram devolvidos imediatamente ao seu habitat. Não havia embarcações nas proximidades para identificar possíveis infratores.
Ao longo da operação, foram apreendidos uma rede de emalhe de 1.200 metros, cinco embarcações de arrasto de camarão, diversos petrechos de pesca e cinco quilos de camarão sete barbas que foram descartados por estarem fora do gelo e ao sol e, portanto, impróprios para o consumo. As multas totalizaram R$ 20.200,00.
Já em Guarujá, encontraram cinco embarcações em plena atividade de pesca proibida. Ao perceberem a presença da polícia ambiental, os pescadores jogaram os camarões ao mar e cortaram os cabos que prendiam os petrechos de pesca.
A polícia abordou cada uma das embarcações, verificou a documentação, procurou por pescados e autuou por pesca ilegal. .
Quem tiver informações complementares que possam auxiliar na investigação de crimes como este pode denunciar à Polícia Ambiental pelos telefones (12) 3842-0123 no Litoral Norte ou (13) 3348-4774 e (13) 3853-5750 na Baixada Santista e Vale do Ribeira. A identificação não é necessária.
Comentários