SEGURANÇA NO LITORAL

Operação Verão: mais de 3 mil PMs reforçam a segurança do litoral de SP

Operação Verão 2023/2024 começou nesta segunda-feira (18) com o reforço de 3.108 mil policiais militares em 16 cidades do litoral paulista

Redação
Publicado em 18/12/2023, às 21h02 - Atualizado em 19/12/2023, às 08h35

FacebookTwitterWhatsApp
Secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite garantiu que reforço continuará mesmo após o fim da operação - TV Cultura Litoral
Secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite garantiu que reforço continuará mesmo após o fim da operação - TV Cultura Litoral

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) deu o pontapé inicial, nesta segunda-feira (18), na Operação Verão 2023/2024, que abrange 16 municípios do litoral sul e norte do estado. Ao todo, 3.108 mil policiais militares reforçarão as atividades de policiamento e proteção à população.

Também foram abertas outras 12.087 mil vagas de diárias especiais por jornada extraordinária de trabalho para as polícias Civil e Militar (Dejec e Dejem). O objetivo do governo estadual é levar mais segurança a visitantes e moradores das cidades litorâneas durante o período da alta temporada.

De acordo com a SSP, a ação será realizada em duas etapas: a primeira entre 18 de dezembro de 2023 a 5 de fevereiro de 2024. A 2ª fase ocorrerá entre 6 e 23 de fevereiro de 2024. Mas o reforço continuará mesmo após o fim da operação, segundo o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

“Quando assumimos a gestão, o centro de São Paulo e o litoral sempre foram nossas prioridades. Esse reforço contínuo no litoral vai continuar fazendo parte do trabalho. Ao final da Operação Verão, que é uma demanda da sociedade, nós vamos manter o reforço no policiamento por aqui”, disse.

Secretario Derrite na inauguração da Operação Verão
Início na Operação Verão 2023/2024 nesta segunda-feira (18) - Divulgação SSP

No efetivo empregado pela PM estarão 814 soldados de 2ª classe que fazem parte da turma que se formou na quinta-feira (14). Destes, 651 ficarão no litoral sul e 163 no litoral norte. As equipes contarão com 377 viaturas de reforço, além de três aeronaves, embarcações e drones.

O Corpo de Bombeiros também participa da operação, que visa intensificar a prevenção de afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras.

O efetivo conta com 821 bombeiros; 137 viaturas entre URSA, UR, Auto-Tanque (AT), Auto-Bomba Salvamento (ABS) e outras; 794 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD) e temporário.

As delegacias contarão com o efetivo total, já que serão suspensas férias e licenças dos policiais civis durante a Operação Verão. No litoral norte o efetivo será de 308 policiais civis já contando o reforço de 135 que virão das demais Delegacias Seccionais do Deinter-1. No caso do litoral sul são 1.206 policiais empenhados.

Os municípios contemplados com o reforço policial são: Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Cubatão, Bertioga, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Iguape, Cananéia e Ilha Comprida.

Durante o evento sediado no Guarujá, ocorreu a inauguração da Companhia da Força Tática do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), que atenderá as cidades de Cubatão, Bertioga e Guarujá.

“Todas os batalhões da Baixada Santista foram enxugados para criar o BAEP. Agora estamos fazendo o movimento contrário, mantendo o BAEP e criando companhias de Força Tática onde não existia", disse Guilherme Derrite.

De acordo com a SSP, o batalhão contará com 97 policiais e 29 viaturas, atendendo aos municípios de Cubatão, Guarujá e Bertioga. Anteriormente, o 21º BPM/I era dividido com 1 pelotão em cada município, que agora se torna uma companhia. Houve apenas remanejamento interno no batalhão.

Também foi assinado a criação da 4ª Companhia Náutica do 2º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (BAEP) de Santos, com o objetivo de reforçar o policiamento náutico na região. Ocorrerá o remanejamento dos policiais, que terão 44 agentes na Companhia.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!