Um dos suspeitos foi detido em flagrante, o outro confessou participação no crime após ser questionado por GCMs; ação ocorreu no bairro Chácaras
A Operação Ferro-Velho prendeu dois homens por receptação de fios de cobre e fibra óptica em Bertioga, no litoral de São Paulo. Um deles foi detido em flagrante, e o outro confessou participação no crime após ser questionado por agentes da GCM (Guarda Civil Municipal), na manhã de quinta-feira (13). De acordo com a prefeitura, a operação busca combater furtos e desmanches clandestinos na cidade.
A ação ocorreu em um estabelecimento na rua Doutor Lincoln Bolívar Neves, no bairro Chácaras. No local, agentes encontraram grandes quantidades de fios e cabos de cobre e alumínio, além de fragmentos de fibra óptica, reconhecidos por empresas como Vivo e Neoenergia Elektro. O proprietário do ferro-velho admitiu ter comprado os materiais no dia anterior.
O homem que vendeu os fios também foi localizado e levado à delegacia. Diante das evidências, ambos foram presos por receptação. Os fios apreendidos foram restituídos às empresas prejudicadas. A Operação Ferro-Velho ocorre semanalmente e conta com apoio da GCM, Polícia Civil, Polícia Militar e concessionárias de serviços públicos.
A secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, destacou que a operação visa proteger serviços essenciais, como iluminação pública e fornecimento de energia. Segundo ela, as fiscalizações continuarão intensificadas para impedir esse tipo de crime e garantir a segurança da população. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal e 190 da Polícia Militar.