Ação ocorreu em quatro oficinas suspeitas de operações ilegais de desmanche em Itanhaém; partes de veículos também foram encontradas
A Polícia Civil, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Itanhaém, por meio da equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a equipe de Fiscalização de Comércio da prefeitura de Itanhaém, realizou, na quinta-feira (8), uma vistoria em quatro oficinas suspeitas de operações ilegais de desmanche de veículos. Denominada Cerco Integrado, a operação teve como objetivo o combate aos crimes de receptação, furto, roubo e comércio clandestino de peças automotivas, atuando de forma integrada e preventiva na repressão a práticas delituosas recorrentes na região do litoral sul de São Paulo.
Na ocasião, foram apreendidos cinco veículos com sinais de adulteração, além de diversas partes de outros veículos, como portas, capô e motores, e 60,7g de cocaína. A ação ocorreu nos bairros Jardim Coronel e Suarão e conduziu dois indivíduos à delegacia para prestarem esclarecimentos.
De acordo com a administração municipal, a operação Cerco Integrado reforça a atuação coordenada entre as forças de segurança pública e os órgãos municipais de fiscalização, com o propósito de inibir a comercialização de peças automotivas de procedência ilícita e enfraquecer estruturas criminosas ligadas à receptação.
A ação gerou impacto positivo na repressão qualificada ao crime patrimonial e no enfrentamento ao comércio irregular, resultando em apreensões relevantes e fortalecimento da presença do estado nas áreas sensíveis de Itanhaém.