CRIMINALIDADE NO LITORAL

'Mergulhador do crime' é preso por tráfico de drogas em Guarujá (SP)

Traficantes utilizavam a prática de mergulho para acoplar os entorpecentes nos navios, no porto de Santos, diz Guilherme Derrite

Redação
Publicado em 22/06/2024, às 14h18

FacebookTwitterWhatsApp
Investigações apontaram para uma célula criminosa responsável pelo abastecimento de traficantes da região - Divulgação Polícia Civil
Investigações apontaram para uma célula criminosa responsável pelo abastecimento de traficantes da região - Divulgação Polícia Civil

Um homem, de 31 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas em Guarujá, no litoral de São Paulo. A prisão ocorreu na tarde de sexta-feira (21), após uma operação da Polícia Civil flagrar o suspeito com mais de 100 quilos de cocaína. As investigações levaram também a uma casa em Santos, na qual encontraram carregadores de fuzis e material para mergulho.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), por meio do setor de inteligência da Polícia Civil, a equipe policial investigava uma célula criminosa responsável pelo recebimento e distribuição de drogas para pontos de tráfico da região. Durante a operação, os policiais monitoravam o deslocamento de um veículo suspeito que entrou em um imóvel no bairro Monte Cabrão, em Santos.

Após algum tempo, o veículo deixou o local carregado, momento em que as equipes policiais se dividiram. Parte dos agentes seguiu o veículo e realizou a abordagem na cidade de Guarujá. Durante a revista, foram encontradas quatro malas de viagem com  100 tijolos de cocaína, que representam 103,8kg.

Enquanto isso, outros policiais entraram no imóvel, que estava desabitado. No local, foram apreendidos cinco cilindros de oxigênio, roupas de mergulho, coletes salva-vidas, bexigas de borracha, 22 sinalizadores náuticos e dois carregadores de fuzil com munições calibre 5.56.

Além disso, um veículo Fiorino estacionado em frente ao imóvel também continha equipamentos náuticos. O material foi apreendido pela polícia. O suspeito foi preso por tráfico de drogas e se manteve em silêncio durante a operação.

Tráfico internacional de drogas

A ação da Polícia Civil foi divulgada nas redes sociais pelo secretário da SSP, Guilherme Derrite. Na postagem, o secretário afirmou que os traficantes utilizavam a prática de mergulho para acoplar os entorpecentes aos navios, no porto de Santos, para  facilitar o transporte para outros países.

Ainda de acordo com Derrite, a ação ataca diretamente o tráfico internacional de cocaína na Baixada Santista. O caso foi registrado como tráfico de drogas na 2ª Delegacia do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!