Ação interagências envolve Marinha, PF, Receita Federal e Guarda Portuária, em inspeção detalhada no casco do navio com destino ao Marrocos
Operação conjunta liderada pela Marinha do Brasil resultou na apreensão de 134,40 quilos de substâncias com características de cocaína, uma pistola e dois carregadores com projéteis, na noite de quarta-feira (18). O material estava escondido no casco do navio mercante Polsteam Lebsko, atracado no porto de Santos, no litoral de São Paulo, e teria como destino o Marrocos, país do norte da África.
Os mergulhadores da Marinha foram mobilizados devido a indícios de atividades ilícitas, como o tráfico de drogas. O material foi escondido no casco do navio, evidenciando a sofisticação dos métodos usados pelos criminosos. A ação contou com o apoio da Polícia Federal, Receita Federal e Guarda Portuária.
Por meio de nota enviada à reportagem, a Marinha do Brasil informou que a incidência de tráfico e outras anormalidades no litoral paulista justificaram a atuação dos mergulhadores. “Essa operação destaca a relevância das atividades interagências, que envolvem a colaboração entre diversos órgãos governamentais para o combate ao crime. A Força Naval, por meio de suas atribuições subsidiárias, cumpre um papel essencial na segurança das águas brasileiras”.