LUTA CONTRA O TEMPO

Mãe e PM batalham juntos para impedir suicídio em São José dos Campos

Suicida subiu em caixa d'água e foi convencido a viver pela própria mãe

Da redação
Publicado em 25/09/2021, às 17h24 - Atualizado às 19h58

FacebookTwitterWhatsApp
Filho desiste de se matar após ajuda da mãe - Reprodução/Facebook
Filho desiste de se matar após ajuda da mãe - Reprodução/Facebook

Um homem depressivo tentou cometer suicídio em um condomínio na cidade de São José dos Campos, no bairro Novo Horizonte. O caso ocorreu nesta sexta-feira (24) e chocou testemunhas.

*Obrigado por ler o Costa Norte. Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorte no Telegram!

O indivíduo, visivelmente transtornado, subiu em uma gigantesca caixa d’água do condomínio onde reside. A Polícia Militar e a própria mãe do homem foram acionados com urgência e, com muita conversa e insistência, conseguiram salvar a vida da vítima.

As equipes de resgate encaminharam o suicida ao Hospital Municipal, onde passou por atendimento psiquiátrico.

Setembro Amarelo - Você não está sozinho

De acordo com o relatório Suicide Worldwide, publicado pela OMS em junho, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano. A maioria dos suicídios está relacionada a distúrbios mentais, como depressão e transtorno bipolar.

O Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188, é um canal permanente de apoio. Em diversas cidades, há também um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que oferece auxílio em horários comerciais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193, devem ser acionados quando ocorrem casos de tentativas de suicídio.

A campanha anual de prevenção ao suicídio ocorre no Brasil desde 2014 sob o título de Setembro Amarelo e levanta, nessa edição, uma preocupação específica com o momento que o país e o mundo atravessam.

Em uma nota divulgada em seu portal eletrônico, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) traz algumas palavras do seu diretor-presidente, Paulo Rabello, sobre o risco do agravamento de quadros de saúde mental em decorrência da pandemia de covid-19.

“É preciso que todos estejamos alertas e que façamos o possível para assegurar a saúde das pessoas que convivem conosco. Mesmo o novo coronavírus tendo afastado muitos pacientes dos consultórios e de seus tratamentos, devemos recordar que, na medida do possível, os atendimentos passaram a ser feitos de forma online, o que foi autorizado pelos conselhos profissionais, possibilitando aos beneficiários de planos de saúde manter o acompanhamento de seus tratamentos que já vinham realizando”, frisou ele.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!