Aperfeiçoamento

Guarujá investe na capacitação de agentes de segurança

Entre os cursos de aperfeiçoamento para os agentes estão a operação de drones e cartas geotécnicas

Da Redação
Publicado em 17/07/2018, às 09h00 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h05

FacebookTwitterWhatsApp
Além dos guardas civis municipais, agentes da Defesa Civil também receberam a capacitação - Helder Lima/PMG
Além dos guardas civis municipais, agentes da Defesa Civil também receberam a capacitação - Helder Lima/PMG

Com a finalidade de aperfeiçoar o trabalho de seus agentes de segurança, a Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) de Guarujá tem investido em cursos de capacitação para guardas civis municipais e agentes da Defesa Civil. As aulas do  Curso Básico de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) começaram na segunda-feria, 16, e seguem até sexta, 20.

Dois GCMs foram selecionados para participar da capacitação, no Centro de Formação em Segurança Urbana, em São Paulo, com carga horária de 40 horas. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo, por meio da Divisão de Tecnologia Geoespacial - Dronepol. Cerca de 150 agentes, de várias cidades do estado, participam da qualificação.

O curso oferece aos alunos uma compreensão básica acerca da operação de Drones, incluindo tecnologias embarcadas, legislação, tipos de aeronaves, análise de riscos, segurança de voo, procedimentos técnicos e práticos da operação. As aulas são interativas e contam com apostilas, apresentação de trabalhos de campo na operação dos equipamentos e aulas práticas. Os instrutores fazem parte da Dronepol. Ao final do curso os GCMs estarão aptos a fiscalizar e operar os equipamentos.

Já a Defesa Civil de Guarujá participou, na segunda, do curso Cartas Geotécnicas Municipais, promovido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O curso teve como objetivo a discussão da relação das cartas geotécnicas com instrumentos de políticas públicas, em especial, o Estatuto da Cidade (Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação de Solo) e a Lei Lehamann ( Parcelamento do Solo Urbano).

Carta Geotécnica traz informações sobre todas as feições geológicas e geomorfológicas de uma determinada região quanto ao seu comportamento frente a um determinado tipo de ocupação. É essencialmente um instrumento de planejamento do uso do solo e de gestão geológica.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!