Ação no Sítio Conceiçãozinha resultou na demolição de estruturas irregulares, apreensão de aves feridas e aplicação de multa por maus-tratos
A Secretaria de Defesa e Convivência Social de Guarujá (Sedecon) participou de uma operação conjunta com a Polícia Militar Ambiental para conter uma invasão em área de preservação, no bairro Sítio Conceiçãozinha. No local, os agentes identificaram o aterramento de parte do mangue e a construção de estruturas sem características de moradia, que foram demolidas.
A ação de segunda-feira (9) integra um trabalho contínuo de preservação ambiental conduzido pelo município, com o objetivo de coibir desmatamentos e ocupações irregulares. As áreas são identificadas por meio de rondas preventivas e uso de drones. As demolições e a limpeza dos terrenos contam com apoio da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb).
Durante a operação, as equipes também flagraram crime de maus-tratos a animais. Foram encontrados dez galos com lesões aparentes em construções divididas em compartimentos. Na casa ao lado, outras quatro aves estavam nas mesmas condições. Informações obtidas no local indicam que os animais eram usados em rinhas.
Diante da situação, o Grupamento de Defesa Ambiental de Guarujá (GDA) foi acionado para providenciar o transporte dos animais, que foram encaminhados a uma avícola e permaneceram sob custódia do responsável pelo local. A Polícia Militar Ambiental emitiu auto de infração, apreendeu as aves e aplicou multa administrativa. A ação foi divulgada pela prefeitura na segunda-feira (16).