Furtos e roubos diminuíram em Guarujá nas festas de fim de ano

mayumi
Publicado em 03/01/2018, às 08h14 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h18

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Levantamento da Polícia Militar considerou o período de 20 de dezembro a 1º de janeiro

Guarujá recebeu aproximadamente um milhão de turistas nas últimas duas semanas e, mesmo com o alto fluxo de pessoas, houve mais segurança do que registrado no ano passado, isto é o que indicam os dados informados pela Polícia Militar.

As estatísticas revelam que, no período de 20 de dezembro de 2017 a 1º de janeiro de 2018, a PM registrou uma queda significativa no número de roubos, furtos e roubos de veículos na cidade.

Em relação ao número de roubos de veículos, os dados mostram uma queda de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. O índice de furtos também caiu em 31% e o número de roubos em geral diminuiu em 27% em comparação a 2016 e 2017.

O tenente-coronel Luiz Fernando Stefani, comandante do 21º BPM/I, credita a diminuição nos índices aos esforços conjuntos na área da segurança. “Isso tudo é fruto de uma ação conjunta entre as forças policiais e a Administração Municipal, que com um trabalho de inteligência conseguiram diminuir este número apesar do grande volume de pessoas em Guarujá, principalmente na faixa de areia durante o Réveillon”.

Segundo ele, neste período também não foi constatada nenhuma ocorrência grave, nem arrastões, conforme destacou: “Em relação às notícias sobre arrastões, podemos afirmar categoricamente que não tivemos nada sobre isso. O que foi constatado é que tivemos furtos próximos um do outro, mas quando abordamos os meliantes, não verificamos nenhuma relação entre eles. Sendo assim não se configura o vulgarmente chamado de arrastão, que é uma técnica surgida nos anos 80, onde os criminosos agem em conjunto, normalmente entre 15 e 20 pessoas”.

A união das forças de segurança foi igualmente ressaltada pelo secretário municipal de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio Alves. Disse ele: “Houve o envolvimento de todos os órgãos de segurança, que atuaram prontamente para conter os episódios isolados que ocorreram no período. O número de ocorrências foi pequeno diante do contingente que tínhamos na cidade assistindo aos fogos”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!