acirc

Dupla que negociava um quilo de mineral urânio por 90 mil dólares é presa em Guarulhos

Polícia Civil SP
Publicado em 12/04/2022, às 16h30 - Atualizado às 16h32

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução - Reprodução
Reprodução - Reprodução

O material radioativo amplamente utilizado em dispositivos bélicos foi apreendido e enviado para análise

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), prendeu dois homens, de 41 e 55 anos, na posse de um quilo de pedra do mineral urânio. A detenção ocorreu na tarde da sexta-feira (8), no município de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Agentes do 5º Distrito Policial de Guarulhos foram acionados por uma pessoa do ramo de metais, que informou ter sido contatado por um desconhecido oferecendo-lhe material radioativo, especificamente urânio, utilizado em dispositivos bélicos. A peça estaria disponível para amostra, na quantidade de um quilo, pelo valor de US$ 90 mil, tendo a possibilidade de haver cerca de duas toneladas “in natura” no estoque.

Diante dessas informações, os investigadores diligenciaram até o imóvel alvo, no bairro Vila Barros, e se mostraram interessados no produto. Além do metal, um documento sobre análise de fluorescência de raios x, que determina a composição química de ampla variedade de amostras, também foi apresentado.

Imediatamente a equipe solicitou apoio, e a dupla, presente no momento da abordagem, foi presa em flagrante, autuada por crime contra o patrimônio e porte de material nuclear.

As pedras apreendidas foram recolhidas por um técnico do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) para a devida análise, e pela instrução criminal ser de competência da União, será acionada a Justiça Federal.

Fonte: Polícia Civil SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!