opera

Criminosos que aplicavam golpes em idosos por telefone são alvo de operação

Polícia Civil SP
Publicado em 07/10/2021, às 17h16 - Atualizado às 17h20

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução - Reprodução
Reprodução - Reprodução

Policiais civis cumprem 17 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão no DF, São Paulo e Goiás. Criminosos montaram uma central telefônica para aplicar os golpes.

Nesta quinta-feira (7), agentes do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), em apoio prestado à Polícia Civil de Planaltina/DF, deflagraram a operação 'Call Card Number', nas cidades de São Paulo e Guarulhos, para desarticularem uma organização criminosa que aplicava golpes em vítimas idosas, em todo o Brasil, através de uma central telefônica clandestina. Os integrantes são suspeitos de roubar cartões bancários.

A operação decorreu de investigação de crimes de estelionato e furtos mediante fraude. Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Planaltina. O grupo agia em Planaltina, Taguatinga, Paranoá e em outros estados como São Paulo e Goiás.

Durante a operação, os investigadores identificaram que os quatro principais líderes da organização são vinculados a uma facção criminosa de São Paulo. “Os criminosos administravam a central telefônica que gerava ligações para vítimas idosas, em todo o Brasil, com objetivo de recolher cartões bancários nos golpes que ficaram conhecidos como 'golpe dos motoboys'", destacou o delegado-chefe da 31ª DP, Fabrício Augusto Paiva.

Até o momento, foram presos três dos principais líderes da organização criminosa e um deles ainda está foragido. A operação continua em andamento.

Participam da operação 96 policiais, sendo 30 policiais da Divisão de Capturas, 28 policiais do Deatur, 22 policiais do Garra e 16 policiais do Distrito Federal, em 37 viaturas.

Fonte: Polícia Civil SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!