*Foto: Ciete Silvério/SSP
Pela primeira vez, desde 2001, o estado de São Paulo obteve queda em todos os índices criminais. Os dados foram anunciados pelo governador Geraldo Alckmin, na terça-feira, 26, ao lado do secretário estadual de Segurança Pública Alexandre de Moraes. Na região Metropolitana da Baixada Santista, a maioria dos índices também apresentou diminuição, com destaque, em números absolutos, para furtos e roubos.
O comparativo baseou-se nos registros de ocorrência dos doze meses, de 2015 e 2014, e, nos nove municípios da região houve diminuição de 2.486 casos de roubo (-12,2%) e 1.935 furtos (-7%) no período. Na região, também os casos de roubo a banco caíram 80%, sendo que no período foram menos oito casos em 2015 do que em 2014. Os índices de casos e vítimas de latrocínio caíram, respectivamente, 17,9% e 23,3% na região. No estado, estes percentuais caíram em 7,75% e 7,53%.
Em Bertioga, apesar da diminuição de 18,4% em registro de estupro na Baixada Santista, houve um aumento de 22,2%, representados por dois casos a mais do que no ano anterior. De acordo com informações oficiais, neste total, foram registradas como estupro, as denúncias de abuso e pedofilia.
A diminuição geral dos índices foi comemorada pelo governador: "Nós estamos frente a um fato extremamente importante. O estado de São Paulo, desde 2001 até hoje, conseguiu reduzir os 11 indicadores. Nós tivemos queda e atingimos um número histórico de 8,7 homicídios por 100 mil habitantes. Hoje somos o estado e a capital brasileira com menores indicadores de criminalidade".
Os casos de homicídio, tidos como um dos principais indicadores, obtiveram, em 2015, uma queda de 12,49% no estado com em relação ao ano anterior. Esta foi a primeira vez que a taxa de homicídios no ano ficou abaixo de quatro mil.
Durante o anúncio, o secretário da Segurança Pública ressaltou a importância de reconhecer os resultados alcançados pela pasta: “A queda de todos os indicadores de criminalidade na capital e no estado mostra que o trabalho da segurança pública segue pelo caminho correto”.
O governador enfatizou, ainda, que o estado conseguiu alcançar não só a redução, mas recordes em muitos indicadores de criminalidade. Disse ele: “Isso é um estímulo para avançarmos mais e trabalhar com mais empenho para proteger a vida e o patrimônio da nossa população”.
Comentários