BALANÇO

Com redução de roubos, Operação Verão chega ao fim no litoral de SP

Entre 18 de dezembro e 31 de janeiro, houve queda de 25% do número de roubos, em comparação com o mesmo período em 2023; prisões aumentaram

Redação
Publicado em 10/02/2025, às 09h25

FacebookTwitterWhatsApp
Operação Verão 2024/2025 teve reforço de mais de 3 mil policiais militares, em 16 municípios do litoral de SP - Agem
Operação Verão 2024/2025 teve reforço de mais de 3 mil policiais militares, em 16 municípios do litoral de SP - Agem

A Polícia Militar encerrou, na sexta-feira (7), a Operação Verão nos litorais sul e norte de São Paulo. A ação, iniciada em 18 de dezembro, reforçou o policiamento ostensivo em toda a faixa litorânea do estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP),  houve queda de 25% do número de roubos, de 18 de dezembro a 31 de janeiro, na comparação com o mesmo período em 2023.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, comentou sobre a operação durante o evento de encerramento, ocorrido em Guarujá. “Os números da operação foram um sucesso. É um indicativo de que as vidas das pessoas estão sendo salvas. Os cidadãos que vêm passar suas férias no litoral têm e terão a Polícia Militar como seus guardiões”.

Ainda de acordo com a SSP-SP, ao longo da operação, houve aumento da produtividade policial, com mais presos e foragidos da Justiça capturados, veículos recuperados e drogas apreendidas. Entre 18 de dezembro e 2 de fevereiro, a PM deteve 713 pessoas em todo o litoral paulista. O índice foi 33% maior em relação às 537 prisões efetuadas no mesmo período da edição anterior. Entre as detenções, 241 eram procurados da Justiça, aumento de 25%. O número de motos e carros recuperados passou de 47 para 91, e as apreensões de drogas cresceram 9%, de 102 para 111 quilos.

Efetivo

A Operação Verão 2024/2025 contou com reforço de mais de 3 mil policiais militares distribuídos pelos 16 municípios do litoral paulista. Desses, 2,4 mil foram deslocados para o litoral sul e Baixada Santista, nas cidades de Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape, Ilha Comprida e Cananeia. Os demais realizaram patrulhamento nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. As equipes tiveram o reforço de 377 viaturas e três aeronaves do Comando de Aviação da Polícia Militar, no período.

Bombeiros militares, e aproximadamente 321 guarda-vidas por tempo determinado e temporário, também atuaram para orientar e proteger os banhistas durante o período de férias. Desde o início da operação, até 6 de fevereiro, mais de 1,5 mil vítimas foram salvas de afogamento nas praias do litoral paulista. As rodovias que ligam a capital ao litoral sul e norte foram  fiscalizadas pela Polícia Militar Rodoviária.

Com informações de Secretaria de Segurança Pública de São Paulo - SSP-SP

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!