TRAGÉDIA

Ciclista avança cruzamento e morre atropelado por ônibus no litoral de SP

Vítima não conseguiu frear a bicicleta a tempo e colidiu violentamente contra a lateral do ônibus; ciclista faria aniversário em nove dias

Redação
Publicado em 20/12/2023, às 18h55 - Atualizado em 21/12/2023, às 09h05

FacebookTwitterWhatsApp
Ciclista tentou desviar do veículo, mas acabou colidindo violentamente na lateral do ônibus - Reprodução Plantão Guarujá
Ciclista tentou desviar do veículo, mas acabou colidindo violentamente na lateral do ônibus - Reprodução Plantão Guarujá

Um ciclista de 50 anos morreu, no final da tarde do dia 19, após ser atropelado por um ônibus na avenida Santos Dumont, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 18h, no cruzamento com a rua São João. Segundo apurado pela reportagem do Portal Costa Norte, o motorista do ônibus afirmou à polícia que trafegava pela rua São João, quando o semáforo abriu e ele iniciou a conversão à esquerda, para entrar na avenida Santos Dumont. Neste momento, ele afirma que checou os retrovisores e, ao se certificar de que não tinha ninguém, atravessou a ciclovia para entrar na avenida.

De acordo com o depoimento do motorista, que trabalha para a empresa City Transportes há um ano e oito meses, ao completar a manobra, percebeu que havia algo no eixo traseiro do veículo; após parar e descer do ônibos para verificar, constatou que a vítima se encontrava presa sob o ônibus.

Vídeo mostra acidente

Um vídeo obtido pela reportagem mostra o exato momento da tragédia em que o ciclista, identificado como Cícero Santos, que faria aniversário em nove dias, não teria conseguido parar a tempo no cruzamento;  nota-se que tenta desviar do veículo, mas acaba colidindo violentamente na lateral do coletivo e é arrastado por alguns metros. Veja abaixo (imagens fortes).

Ao Portal Costa Norte,  a Secretaria Municipal de Saúde informou que as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam prontamente o ciclista atingido e, após estabilização, o encaminharam ao Hospital Santo Amaro. Procurado, a assessoria de imprensa da instituição informou que o paciente deu entrada no hospital com vida, entretanto, não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito. 

Já o motorista do ônibus foi conduzido à delegacia, na qual prestou depoimento e foi liberado, após a autoridade policial não o indiciar por homicídio culposo. A decisão foi baseada no depoimento do motorista, que afirmou que não violou nenhum dever objetivo de cuidado. A autoridade policial de plantão concluiu, portanto, que não havia elementos suficientes para imputação do delito de homicídio culposo na direção de veículo automotor ao motorista.

Mas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor, na Delegacia de Polícia do Guarujá, onde será investigado pela Polícia Civil.

O que diz a City

Por meio de nota divulgada à imprensa, a City Transporte, empresa que administra os ônibus municipais de Guarujá, informou que ficou constatado que o veículo se encontrava em movimento, com o sinal verde, efetuando conversão à esquerda, a fim de acessar a avenida Santos Dumont no sentido centro. 

O motorista prosseguiu com a manobra de conversão no exato momento em que um ciclista, aparentemente sem freios, avançou o sinal vermelho, colidindo com o coletivo. Após perceber a colisão, o motorista do ônibus tomou as medidas necessárias e parou o veículo. A vítima foi prontamente socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e conduzida inconsciente para o Hospital Santo Amaro, no qual recebeu acompanhamento do inspetor da City Transporte.

A empresa lamentou o ocorrido e se solidarizou com a família da vítima. "A City Transporte expressa profundo pesar pela trágica ocorrência e se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações necessárias".

A reportagem tentou contato com familiares da vítima, entretanto, não obteve sucesso até a última atualização do texto. A reportagem será atualizada caso haja retorno.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!