ATENÇÃO MAMÃES

Bebê ingere soda cáustica após momento de distração familiar; confira os cuidados necessários

Avó da criança produz produtos de limpeza em casa e deixou soda cáustica em cima da mesa

Da redação
Publicado em 16/11/2021, às 17h25 - Atualizado às 17h48

FacebookTwitterWhatsApp
Bebê de um ano ingere soda cáustica e fica em estado grave  Soda cáustica em pó ao lado de pés de bebê - Imagem Ilustrativa por Reprodução/web
Bebê de um ano ingere soda cáustica e fica em estado grave Soda cáustica em pó ao lado de pés de bebê - Imagem Ilustrativa por Reprodução/web

Um bebê de um ano e três meses ingeriu soda cáustica após um momento de distração familiar. A criança foi socorrida logo após o ocorrido, mas devido ao produto de extremo perigo, ainda se encontra em estado grave.

O caso ocorreu nesta quinta-feira (11), em Mogi das Cruzes. A mãe da vítima, Natália Ferreira Alves, de 23 anos, relata que a filha estava na casa da avó quando o incidente ocorreu.

Ainda de acordo com Natália, a avó faz produtos de limpeza em casa, como o sabão caseiro, que preparou momentos antes da tragédia. A senhora pegou um medidor e passou água, deixando o produto em cima da mesa, momento em que se distraiu e a criança alcançou a soda cáustica.

A mãe da criança estava no caminho para residência dos fatos no exato momento em que a avó viu a neta ingerindo o produto, e buscou socorro na rua.

O vizinho foi chamado, e de carro a criança foi levada para a delegacia, onde um policial efetuou manobras para reanimar a vítima, que já estava desfalecendo. Ao observar que os esforços não obtiveram efeito, a criança foi colocada em uma viatura e levada ao UPA de Jundiapeba.

Após socorros inicias, a menina foi encaminhada para o Hospital Luzia de Pinho Melo, onde segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde aguarda transferência para um hospital pediátrico com cirurgião especialista

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a menina está recebendo toda a assistência adequada de equipe multidisciplinar especializada para suas necessidades clínicas atuais no Hospital Luzia de Pinho Melo, e apresenta quadro clínico grave.

Ainda de acordo com o órgão, a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS) monitora o caso, contudo vale esclarecer que a transferência de um paciente não depende exclusivamente de disponibilidade de vagas, mas também de quadro clínico que permita o deslocamento a outro serviço de saúde para sua própria segurança. O hospital está à disposição da família para orientações e esclarecimentos.

Soda Cáustica 

O que é soda cáustica e para que serve?

A soda cáustica é conhecida por ser um produto alcalino, ao contrário dos ácidos, neutralizando-os. Importante ressaltar que age de maneira corrosiva. O produto é utilizado para fabricar sabão, desinfecção nas casas e  em instalações industriais como as instalações de galvanização de metal.

O que a soda cáustica corrói?

Poderosa e perigosa, o produto pode corroer encanamentos, tecidos e prejudicar severamente a pele humana. O produto é indicado para desentupir, porém, uma curiosidade: caso o entupimento ocorra devido a fios de cabelo, a soda cáustica não será eficaz. 

Qual o efeito da soda cáustica?  Porque a soda cáustica é perigosa?

O efeito é corrosivo, por isso a indicação de extremo cuidado ao usar o produto. Tocar, ingerir ou inalar pode causar graves ferimentos, sintomas, doenças e até morte. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!