Equipe policial estava em patrulha em São Vicente e conseguiu reanimar a bebê de dois meses, que estava desfalecida e arroxeada
Lenildo Silva
Publicado em 14/11/2024, às 11h15
Policiais militares do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de São Vicente, no litoral de São Paulo, salvaram uma bebê de dois meses, na quarta-feira (13); ela estava desfalecida, arroxeada e com sinais de asfixia ao se engasgar com leite materno. A equipe se encontrava na avenida Antônio Emerick quando avistou os pais da criança desesperados em um posto de combustível, pedindo ajuda para salvar a filha.
Bebê desfalecida é salva por policiais do Baep no litoral de SP pic.twitter.com/7Wx7DMT3YP
— Portal Costa Norte (@costanortenews) November 14, 2024
Ao perceber a gravidade da situação, os policiais tomaram a bebê da mãe e iniciaram a manobra de Heimlich. Com a aplicação do procedimento, a bebê, que apresentava coloração arroxeada, reagiu, retomou os sentidos e voltou a respirar.
Após o procedimento de emergência, os policiais conduziram a mãe e a filha ao pronto-socorro do Hospital Vicentino, onde a bebê recebeu atendimento médico. A criança foi internada para observação e acompanhamento em estado estável, conforme informado pela equipe médica do hospital. Pelas redes sociais do 2° Baep, foi compartilhado um vídeo da mãe, que informou que a filha está bem e agradeceu a ação rápida dos policiais.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros muito utilizada em casos de emergências relacionadas à asfixia. O engasgamento é causado por um pedaço de comida, líquido ou qualquer tipo de corpo estranho entalado nas vias respiratórias que impeça a pessoa de respirar.
O procedimento é feito de forma cuidadosa e, para realizá-lo, a pessoa precisa abraçar a criança por trás e fazer compressões abaixo das costelas, de baixo para cima, até que consiga visualizar o objeto que causou o engasgo ser expelido pela boca. Veja no vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Lenildo Silva
Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio