SEM AUTORIZAÇÃO

Animais silvestres mantidos em cativeiro doméstico são apreendidos, em Guarujá

Mesmo bem cuidados e integrados à família, um papagaio e dois saguis foram retirados de residência no Morrinhos III por falta de autorização legal


Redação
Publicado em 10/02/2026, às 11h44

FacebookTwitterWhatsApp

Animais silvestres mantidos há anos em cativeiro doméstico são apreendidos, em Guarujá
Papagaio estava com a família há mais de 15 anos, enquanto saguis chegaram à residência havia 6 anos - Reprodução/Polícia Civil


Animais silvestres foram apreendidos em uma residência do bairro Morrinhos III, em Guarujá, litoral paulista, na tarde de sexta-feira (6). No local, policiais civis do 1° DP de Guarujá encontraram um papagaio-verdadeiro, criado há mais de 15 anos, e um casal de saguis-de-tufo-branco, que convivia no local há mais de seis anos.

Os animais da fauna nativa eram mantidos como integrantes oficiais de uma família, mas sem autorização legal. Veja o momento da apreensão:

Equipe policial encontrou os animais em grandes gaiolas organizadas, o que reforçava os relatos de que recebiam cuidados constantes. O papagaio e os saguis apresentavam aparência saudável e estavam acostumados à convivência doméstica. Eles circulavam ocasionalmente pelo quintal e retornavam voluntariamente à residência.



Apesar do vínculo afetivo, a manutenção de fauna silvestre sem autorização permanece proibida pela legislação brasileira.

Após a lavratura do termo circunstanciado, o caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal do Guarujá. Os animais foram entregues ao Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal e seguiram para a Polícia Militar Ambiental, onde serão avaliados e direcionados conforme as normas de proteção à fauna.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!