Abrigos degradados de ônibus não protegem das intempéries

Costa Norte
Publicado em 18/01/2016, às 08h00 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h54

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*Foto: JCN

Por Mayumi Kitamura

Os usuários reclamam que a espera por um ônibus urbano em Bertioga chega a quase duas horas e, neste período, os abrigos dos pontos de parada, que deveriam proteger, são inúteis. Quando possuem cobertura, muitas vezes, encontram-se quebradas ou com a estrutura abalada a ponto de criar enormes goteiras de chuva.

Na Câmara Municipal, muitos são os pedidos relacionados a pontos de ônibus, e conforme relatado pela vereadora Valéria Bento (PMDB), em posse de cópia do contrato de concessão, a responsabilidade pelos pontos no perímetro urbano é da prefeitura. Já nas localidades do Caiubura e Sítio São João, cabe à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Ela explica: “Aqui [no ponto próximo à praça dos Emancipadores], tem a sorte de ter um muro, mas sem o muro atrás não tem uma pessoa que não saia com as costas molhadas, não saia todo detonado. Olha a qualidade. Não tem”.  Ainda, de acordo com ela, todos os nove vereadores apresentaram trabalhos nos quais solicitam às empresas de transporte que atuam no município (Breda, Ultra, Litorânea e Viação Bertioga) a construção de pontos de ônibus de qualidade e, em contrapartida, as empresas fariam propaganda nestes abrigos. “Estamos aguardando resposta. Até agora nada foi feito”, comentou a vereadora.

Na quinta-feira, 14, a chuva não perdoou e, quem esperava por um ônibus, mesmo em ponto coberto, molhou-se. Pelas avenidas Anchieta e 19 de Maio, uma cena constante: pessoas aguardando ônibus com seus guarda-chuvas, em vez de utilizar o ponto vazio e, houve até quem precisou abrir o guarda-chuva mesmo embaixo do abrigo.

O cozinheiro Marcelo Alves resumiu bem a situação: “Chove mais dentro do que fora”. Desacreditado do transporte municipal, ele reclamou também do não cumprimento dos horários e de motoristas que sequer param para o passageiro durante a madrugada. “Acho que, para não completar a linha [o percurso], nem põem passageiro no ônibus”. Também incomodada com o sistema de transporte, a aposentada Eugênia dos Anjos reclamou da longa espera para pegar um ônibus, que piora quando os pontos são pequenos e não protegem da chuva.

Sob a cobertura de um deles, esperando por um ônibus, a estudante Luciana Bozelli aguardava sentada e, ao seu lado, duas goteiras caíam no banco de concreto. “A gente está em um lugar coberto e mesmo assim está chovendo aqui embaixo. Não é uma situação agradável, mas não tem jeito, né”.

Questionada sobre as providências a ser tomadas com relação aos pontos sem abrigos, a prefeitura informou que “está abrindo uma licitação (em fase de elaboração de edital), para contratação de uma empresa para gerenciar o Terminal Rodoviário e os Terminais de Integração de Passageiros. A empresa também ficará responsável pela instalação e conservação dos abrigos de parada de ônibus. A administração municipal vai requisitar da empresa a instalação de 200 novos pontos de ônibus, todos com cobertura para proteger das chuvas”.

Repercussão

Na semana passada, o Jornal Costa Norte publicou matéria sobre o aumento da passagem e as reclamações dos usuários, das quais a principal relacionada ao tempo de espera por um ônibus. Na rede social Facebook, a matéria teve 212 curtidas, 37 compartilhamentos e 28 comentários, na maioria, queixas com relação ao transporte.

Alguns comentários: “Esta Viação Bertioga é uma porcaria dentro e fora. Quem trabalhou lá que o diga”; “Transporte já é uma porcaria, demora ‘horrores’ e quando passa, vêm todos ao mesmo tempo. Nem planejar horário essa gente sabe. Isso eu digo das linhas municipais. Agora se for falar do 930!!! SENHOR DA GLÓRIA!!! Cheio sempre, CHOVE DENTRO e, quando a gente sobe, nem precisa fechar o guarda-chuva. Na temporada, mudam itinerário. São sucateados, vivem quebrando, a gente liga, faz reclamação e o que acontece? NADA! Ou melhor... o valor da passagem aumenta”; “Não é o aumento da tarifa que me deixa insatisfeito e sim a péssima qualidade do serviço e a falta de alternativas”; “Pra que WI-FI ? Eu quero mais ônibus nas ruas e com ar condicionado”; “Sexta, sábado e domingo cheguei atrasada no meu trabalho porque simplesmente o ônibus não passou aqui no Cantão do Indaiá. Tive que pegar o 930. Quando minha irmã ligou para saber por que não tava passando, disseram que os ônibus tava (sic) indo só até a padaria Tradicional por causa das lotações”.

Qualquer dúvida sobre o transporte por ser tirada de segunda a sábado, das 7h às 19h, com a Viação Bertioga, por meio do serviço de atendimento ao cliente (SAC), no telefone 3344 3004 ou pelo site www.viacaobertioga.com.br. Em caso de denúncia de irregularidade, o usuário deve informar a linha, sentido, data e horário da ocorrência. Já sugestões e reclamações sobre o transporte público podem ser feitas à prefeitura, diretamente com a Diretoria de Trânsito e Transporte pelo telefone 3319 9200.

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