Grupo prestará atenção e acolhimento às pessoas que frequentam policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento
Quem utiliza as unidades municipais de saúde de Santos poderá contar, a partir desta segunda-feira, 7, com o auxílio de uma equipe de voluntários conhecidos como “rosinhas”.
Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/GUARUJAINFO 📲 Informe-se, denuncie!
O grupo, composto por integrantes da Associação Santa Isabel de Combate ao Câncer, reconhecida pelo trabalho voluntário realizado na Santa Casa de Santos, prestará atenção e acolhimento às pessoas que frequentam policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Também poderá auxiliar na melhoria dos serviços oferecidos através da aplicação de pesquisas de avaliação.
Na tarde desta sexta-feira, 4, os 50 voluntários passaram por capacitação no auditório da Secretaria de Educação. Foram apresentados sistemas de registro de ocorrências da Ouvidoria Digital e detalhados equipamentos e serviços ligados à Secretaria de Saúde.
Após o treinamento, os participantes sinalizaram às equipes da prefeitura em quais unidades têm o interesse de atuar, além dos dias e horários disponíveis para exercer o voluntariado.
Saiba mais
O projeto, denominado Ouvidoria Rosa, tem como base o termo de cooperação técnica assinado no último dia 25 entre a prefeitura e a Associação Santa Isabel, com vigência até 31 de dezembro de 2021. A iniciativa não terá custos para a prefeitura.
Atuando há 13 anos como voluntário, o preparador físico Edson Gusmão vê a iniciativa como uma concretização de um sonho do grupo. “A gente já aguardava por essa ampliação há muito tempo. Nós nos limitávamos a atender apenas os pacientes de câncer dentro da unidade da Santa Casa, mas sentíamos que tínhamos muito mais para dar, que tínhamos condição de sair. Aí coincidiu com esse convite, essa parceria com a prefeitura. Estamos muito ansiosos, motivados e acreditamos que irá surtir bastante frutos, bem positivos”.
O ouvidor municipal, Rivaldo Santos, comenta que a iniciativa vai trazer mais humanização ao atendimento. “Os voluntários vão emprestar seu conhecimento, acolhimento e dedicação para fazer esse trabalho em parceria com a prefeitura e também vão prestar orientação aos munícipes”.
Comentários