SETEMBRO AMARELO

Verdescola promove saúde mental e emocional de crianças e adolescentes

Ioga, meditação, escuta ativa e atividades que estimulam a empatia: práticas fazem parte da rotina da ONG com atuação na vila Sahy, em São Sebastião

Redação
Publicado em 27/09/2023, às 11h26

FacebookTwitterWhatsApp
Dentre as iniciativas, a prática semanal de ioga e Mindfulness foi estendida para as famílias - Verdescola
Dentre as iniciativas, a prática semanal de ioga e Mindfulness foi estendida para as famílias - Verdescola

Há oito anos, o mês de setembro ganha uma tonalidade amarela especial, trazendo consigo a importante missão de sensibilizar as pessoas sobre a relevância da saúde mental. No Instituto Verdescola, em São Sebastião, o compromisso com o bem-estar de crianças e adolescentes é um processo contínuo e estratégico, moldado por uma equipe multiprofissional. 

Uma das prioridades centrais do trabalho realizado no Instituto é garantir uma abordagem abrangente da criança e do adolescente, permitindo que eles desenvolvam todo o seu potencial. Como destaca Paula Temperini, gerente psicossocial do Instituto Verdescola: "Dessa forma, conseguimos detectar as necessidades individuais e fornecer ferramentas para que cada um possa, à sua maneira, enfrentar os desafios, alcançar o bem-estar e expandir sua compreensão do mundo."

Neste mês dedicado à conscientização, uma das iniciativas adotadas foi a extensão de uma prática semanal realizada com crianças de 4 e 5 anos para suas famílias: a ioga e o Mindfulness, uma técnica de meditação focada na atenção plena.

Dudu Toledo, instrutor de ioga do Verdescola, compartilha entusiasmado: "Promovemos um aulão na última quinta-feira (21) e as crianças mostraram aos pais o que aprenderam ao longo do ano na oficina de ioga. Foi super bacana. Vários pais vieram conversar comigo depois da prática. Alguns reortaram que os filhos já levavam a Ioga para dentro de casa, ensinavam a postura da árvore e do guerreiro. Eles adoraram."

Essa prática tem sido implementada no Instituto Verdescola durante todo o ano, com o objetivo de direcionar a atenção e melhorar a qualidade de vida das crianças. Isso se traduz em maior foco, memória aprimorada, autoaceitação, habilidades de autogestão e autocompreensão. Para a gerente psicossocial, a ioga é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Para o Instituto Verdescola, o respeito e a empatia são os alicerces da educação cidadã. Para cultivar esses valores, são realizadas atividades adequadas às diferentes faixas etárias, que estimulam a capacidade de se colocar no lugar do outro e ensinam mecanismos que promovem confiança, cooperação e o fortalecimento de laços.

Um exemplo foi a atividade em que crianças e adolescentes, durante duas semanas, caminharam de mãos dadas, em duplas, com um dos integrantes vendados e sendo guiado pelo colega. Paula explica: "Com essa atividade, promovemos um ambiente propício para o enfrentamento dos próprios limites, a percepção da necessidade de se ter em quem confiar e de ser ouvido. No Verdescola, todo momento é momento de se ouvir. Temos um olhar muito grande para a aprendizagem socioemocional, para desenvolver habilidades de autorregulação."

Essa experiência trouxe aprendizados significativos para os participantes. Ana Laura Santos Nunes, uma jovem de 14 anos, compartilha: Quando eu estava vendada, fiquei com medo, mas meu colega me deu muita segurança. No final da atividade, nos entregaram uma caixa dizendo que ali dentro havia algo muito valioso para o Verdescola. Quando abri a caixa vi um espelho. Abri um sorrisão e me senti muito feliz. Eu estava meio pra baixo naquele dia, então me animou muito."

Raquel de Oliveira, diretora-geral do Instituto Verdescola, enfatiza a importância de promover ecossistemas de aprendizagem ao longo da vida que atendam às necessidades de todos, começando pelo bem-estar emocional. Ela conclui: "Só podemos transformar a sociedade quando houver uma transformação individual. Precisamos construir ambientes que favoreçam o desenvolvimento contínuo e que alcancem o entorno."

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!