Posto irá aplicar, neste sábado (13), vacinas de rotina, doses de campanha e VSR para gestantes a partir de 28 semanas

Será promovido, neste sábado (13), a última vacinação itinerante de 2025, em Santos, no litoral paulista, em frente ao Sesc, na praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, no bairro Aparecida.
O posto funcionará das 10h às 16h, com oferta de vacinas do calendário de rotina, exceto BCG, além das doses de campanhas em vigor para diferentes faixas etárias.
Gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, que passaram a ter direito à vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) nesta semana, também poderão se imunizar no local.
A aplicação protege o bebê de forma indireta, por meio da transferência de anticorpos maternos, o que reduz o risco de formas graves de infecções respiratórias nos primeiros meses de vida. Para esse público, é obrigatório apresentar caderneta de pré-natal.
A programação inclui ainda outras atividades em parceria com o Sesc, como brincadeiras e exercícios físicos para toda a família, das 10h às 13h. O Rotary Club de Santos Aparecida também participa da iniciativa, reforçando o caráter comunitário e educativo da ação de saúde.
No morro da Nova Cintra, a Policlínica Nova Cintra (rua José Oséas Barbosa, s/nº) abrirá excepcionalmente neste sábado, das 9h às 15h30, para quem deseja atualizar a caderneta de vacinação.
Assim como no posto itinerante, estarão disponíveis imunizantes de rotina, conforme a idade, e as doses de campanha, com exceção da BCG, aplicada em recém-nascidos em programação específica.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação, se houver. As gestantes devem levar, obrigatoriamente, a carteira de pré-natal. As vacinas de rotina seguem o calendário nacional de imunização, que pode ser consultado em detalhe em https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario.