AEDES AEGYPTI

Santos promove novo mutirão de combate à dengue no bairro Aparecida

Ações ocorrem quarta-feira (4) e quinta-feira (5) com retirada de inservíveis; cidade soma 71 casos de dengue e 7 de chikungunya, em 2026


Redação
Publicado em 02/03/2026, às 11h47

FacebookTwitterWhatsApp

Santos promove novo mutirão de combate a dengue no bairro Aparecida
Cerca de 60 agentes estarão disponíveis durante o combate - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos


Novo mutirão de combate ao Aedes aegypti será promovido em Santos, bairro Aparecida, com 60 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde. Equipes atuarão na quarta-feira (4) e na quinta-feira (5), em busca de focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya.

Na quarta-feira (4), o trabalho abrangerá a área delimitada pelas avenidas Almirante Cochrane e Pedro Lessa, Cel. Joaquim Montenegro e as ruas Arabutan, Ernesto Melo Jr., Aureliano Coutinho, Piratininga, Pirajá da Silva, Frei Francisco Sampaio e Alexandre Martins.

Na quinta-feira (5), as equipes percorrerão o trecho formado pelas avenidas Almirante Cochrane, Cel. Joaquim Montenegro e Bartolomeu de Gusmão, além das ruas Vergueiro Steidel, Alexandre Martins, Pirajá da Silva, Piratininga e Alameda Armênio Mendes.



Mutirão contará com apoio da Terra Santos para retirada de materiais inservíveis que acumulam água e podem servir de criadouro do mosquito.

Casos confirmados

Em 2026, Santos confirmou 71 casos de dengue e sete de chikungunya. A vacina contra a dengue para crianças e jovens de 10 a 14 anos segue disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas policlínicas da cidade. Aos sábados, a aplicação ocorre nas unidades informadas previamente pelos canais oficiais da prefeitura.

Esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. A nova vacina contra a dengue adotada pelo SUS em janeiro também é aplicada no município, conforme a chegada das doses, a profissionais que atuam nas policlínicas, seguindo orientação do Ministério da Saúde.



Programação semanal

  • Segunda-feira (2)
    9h – Divulgação do mutirão no bairro Aparecida;
    Ações de rotina: vistoria em imóveis e obras, atendimento de demandas e fiscalização.
  • Terça-feira (3)
    Ações de rotina: vistoria em imóveis e obras, atendimento de demandas e fiscalização.
  • Quarta-feira (4)
    9h – Mutirão de combate ao Aedes aegypti (parte 2) na Aparecida;
    9h – Projeto Feira Livre, na feira do bairro Estuário (rua Santos Dumont);
    Ações de rotina: vistoria em imóveis e obras, atendimento de demandas e fiscalização.
  • Quinta-feira (5)
    9h – Projeto Sala de Espera, na policlínica Aparecida (avenida Dr. Pedro Lessa, 1728);
    Ações de rotina: vistoria em imóveis e obras, atendimento de demandas e fiscalização.
  • Sexta-feira (6)
    9h – Estande educativo no Novo Quebra-Mar (avenida Presidente Wilson, s/nº);
    Ações de rotina: vistoria em imóveis e obras, atendimento de demandas e fiscalização.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!