7ª edição da campanha 'Doe amor, doe vida, doe sangue' busca mobilizar novos doadores; campanhas serão feitas no hospital Guilherme Álvaro e Santa Casa
A prefeitura de Santos promoverá a 7ª edição da campanha 'Doe amor, doe vida, doe sangue', para aumentar os estoques dos hemonúcleos da cidade, com a mobilização de novos doadores. A ação será neste sábado (23) e na segunda-feira (25). O hospital Guilherme Álvaro, localizado na rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, recebe o mutirão nos dois dias, das 7h30 às 13h. A Santa Casa de Santos também participa da ação, no sábado. O endereço é avenida Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara, das 7h às 11 horas.
Os interessados em doar sangue devem apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos; menores de 18 devem estar acompanhados de um responsável, pesar mais de 50 quilos, estar com boas condições de saúde e descansado. É necessário ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar bem alimentado. Também é preciso aguardar duas horas após o almoço e uma hora após lanche.
Antes da doação, são aferidos a pressão arterial, pulso e temperatura, além de teste para saber se há presença de anemia. Todo material utilizado é descartável.