PANDEMIA

Santos em alerta para a covid-19: município tem 47% dos 708 leitos ocupados

O bairro com maior número de casos é a Aparecida, com 2.028 confirmados

Da redação
Publicado em 11/12/2020, às 10h39 - Atualizado às 10h39

FacebookTwitterWhatsApp
Fase amarela em Santos: o que está liberado nas praias - Divulgação
Fase amarela em Santos: o que está liberado nas praias - Divulgação

O Brasil está atento para a possibilidade - e rumores - de uma segunda onda do novo coronavírus e, na Baixada Santista, não é diferente. Em Santos, foi notado aumento no número de casos desde novembro e, segundo o último boletim, divulgado na quinta-feira, 10, foram confirmados 26.929 casos, e a taxa de ocupação dos 708 leitos covid-19 está em 47%. Dos 289 leitos de UTI, 57% estão ocupados sendo que, no SUS, esta taxa é de 42% e, na rede privada, de 74%.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/GUARUJAINFO 📲  Informe-se, denuncie!

O bairro mais impactado com a doença em Santos é a Aparecida, com 2.028 confirmados. A lista completa de casos por bairro pode ser conferida no fim da matéria.

Conforme detalhado, a partir de julho foi registrada uma diminuição na média móvel de casos de covid-19. A queda é atribuída pela prefeitura devido à maior experiência da equipe assistencial (médicos, profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros) no enfrentamento a doença; à busca de assistência pela população o mais rápido possível, evitando o agravamento do caso; à conscientização da população em relação às ações de prevenção à doença, e à fiscalização das medidas sanitárias em vigor.

No entanto, desde novembro foi notado novo aumento, que a prefeitura acredita estar relacionada - em toda a região da Baixada Santista e no país - ao relaxamento das medidas preventivas por parte da população.

Por isso, desde 27 de novembro os centros de triagem (tendas) foram reativados no lado externo das UPAS Central, Leste e Noroeste. Os pacientes com suspeita da doença são atendidos separadamente e fazem coleta para RT-PCR. Assim, apenas casos que necessitem de internação são encaminhados para dentro da UPA.

Outro ponto destacado pela prefeitura é que o número de casos e óbitos causados pela doença deve-se também ao alto índice de testagem no município - Santos realizou testes em 1/4 da população - e ao rigoroso processo de investigação e notificação das mortes causados pela covid-19.

Em alerta

A Administração afirma que prosseguirá com o acompanhamento diário dos dados epidemiológicos relacionados à covid-19 na população e rede hospitalar.  Desde o início da pandemia, nos fins de semana e feriados há reforço da fiscalização da Guarda Civil Municipal na orla da praia e outros locais com grande fluxo de pessoas.  

Desde o fim de novembro é montada barreira sanitária para impedir o ingresso na cidade de vans e ônibus de turismo. A prefeitura ressalta, ainda, que decidiu pela não realização da queima de fogos no Réveillon na orla da praia, devido à necessidade de evitar aglomerações. A medida segue orientações de autoridades sanitárias e tem como foco principal a proteção à saúde e à segurança da população. Outras medidas restritivas poderão ser adotadas, caso haja necessidade.

Ação regional
No dia 24 de novembro, o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) decidiu solicitar aos governos estadual e federal a prorrogação até março de 2021 dos convênios para tratamento de pacientes de covid-19 na região. A decisão foi tomada em reunião extraordinária, realizada no Paço Municipal de Santos, entre os prefeitos que integram o órgão presidido pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Na quarta-feira, 9, a Baixada Santista, chegou a 74.175 casos de covid-19, com o registro de 420 novas confirmações da doença. Na mesma data, a região, composta por nove municípios, totalizou 14 óbitos pelo novo coronavírus, registrados nas cidades de Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão, Peruíbe e Mongaguá, e o aumento de internações, de 370 para 387.

Segunda onda

A possibilidade do país estar passando por uma segunda onda de covid-19 tem sido levantada nos últimos dias. A exemplo, na quarta-feira, 9, conforme publicado na Istoé, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem analisado como preocupante a situação da doença no Brasil. A declaração considerou o aumento de casos e a pressão no sistema de saúde. Segundo afirmou o diretor do Departamento de Doenças da entidade, Marcos Espinal, durante coletiva de imprensa, há "sinais" de uma segunda onda do novo coronavírus no país.

Apesar do alerta, o ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou a crescente de casos como um "repique", descartando a possibilidade da situação atual se tratar de uma segunda onda da doença. A declaração ocorreu na quinta-feira, 3, durante sua participação em um encontro promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

“A tragédia ainda está conosco. A doença parece dar repique porque afrouxamos o distanciamento social. Naturalmente, com menor distanciamento, há repique. Mas não é segunda onda como a de outros países”, disse.

Apesar desse posicionamento, segundo divulgado pela colunista Carla Araújo, do Uol, nos bastidores, o ministro admite que, caso o país volte à média diária de mil mortes diárias, o posicionamento pode mudar.

Casos por bairro de Santos

Aparecida    2028
Embaré    1900
Ponta da Praia    1767
Boqueirão    1533
Gonzaga    1486
Campo Grande    1428
Marapé    1257
Não informado    1173
Macuco    1162
Rádio Clube    1143
Encruzilhada    857
Vila Mathias    771
Castelo    753
Morro São Bento    731
José Menino    662
Saboó    656
Pompéia    581
Bom Retiro    558
Areia Branca    523
Estuário    501
Vila Belmiro    494
Vila Progresso    492
Morro Nova Cintra    404
São Jorge    404
Morro José Menino    398
São Manoel    362
Vila Nova    354
Caneleira    262
Santa Maria    256
Morro Pacheco    217
Morro Penha    185
Jabaquara    165
Chico De Paula    151
Morro Marapé    140
Morro Santa Maria    140
Caruara    131
Centro    131
Alemoa    108
Paquetá    81
Morro Saboó    77
Monte Cabrão    73
Morro Monte Serrat    71
Ilhéu Alto    55
Piratininga    49
Morro Jabaquara    44
Outeirinhos    44
Morro Caneleira    37
Vila Haddad    36
Valongo    26
Morro Fontana    21
Chinês    11
Porto Saboó    8
Porto Ponta Da Praia    8
Morro Santa Terezinha    7
Vila Hayden    4
Barnabé    4
Porto Macuco    4
Porto Alemoa    3
Porto Paquetá    1

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!