NOVA ESTRUTURA

Reforma do Caps Vista Linda de Bertioga avança e ampliará atendimento psiquiátrico

Unidade de saúde recebe investimento superior a R$322 mil para adaptar espaços e ampliar a capacidade de atendimento psiquiátrico em até 50%


Redação
Publicado em 04/09/2026, às 13h30

FacebookTwitterWhatsApp

Projeto da obra do Caps
Obras no Caps preveem novos espaços terapêuticos e de convivência totalmente acessíveis - Joanderson Piropo/Prefeitura de Bertioga


O futuro Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do bairro Vista Linda, em Bertioga, no litoral de São Paulo, começa a ganhar forma. Com um investimento de R$322.225,00, a obra de adaptação do imóvel, localizado na avenida Engenheiro Corrêa Eduardo Júnior, nº 577, teve os trabalhos preliminares e de preparação da área concluídos no mês de agosto.

As equipes finalizaram a readequação dos ambientes internos. Os serviços envolveram a demolição de alvenarias, a abertura de vãos para portas e acessos, e a retirada dos revestimentos cerâmicos da recepção e dos corredores.

O secretário municipal de Obras e Habitação, Luiz Carlos Rachid, explica o foco da intervenção. "A obra prepara o imóvel para atender todas as necessidades do Caps, com uma estrutura mais moderna, acessível e adequada para acolher a população e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais", afirma o titular da pasta.

Ampliação e acessibilidade

A nova estrutura abrigará salas de acolhimento, triagem e enfermagem, além de espaços para oficinas terapêuticas, área de convivência e terapia ocupacional, com foco total na acessibilidade. Com a reforma, a expectativa é ampliar entre 30% e 50% a capacidade de atendimento da unidade.

Na fase atual, a cobertura do prédio já recebeu a substituição de telhas danificadas e as novas alvenarias de vedação para a divisão dos ambientes estão prontas, com serviços de chapisco, emboço e reboco. Na área externa, após a demolição do piso, os trabalhadores iniciaram a escavação para a ampliação do complexo, que ganhará novos sanitários acessíveis para Pessoas com Deficiência (PCD) e espaço para chuveiros.

Atualmente, o Caps atende entre 1.800 e 3.000 pessoas por mês. A unidade serve como referência no acompanhamento de pacientes com transtornos mentais moderados, graves e persistentes, além de pessoas com necessidades relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.



Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!