CAPACITAÇÃO

Referência em cirurgia, Guarujá treina profissionais de outras cidades

Pioneiro na Baixada Santista em frenotomia, município é ponto de capacitação para cidades como Itanhaém, Peruíbe e Praia Grande

Da redação
Publicado em 03/12/2020, às 17h50 - Atualizado às 17h51

FacebookTwitterWhatsApp
Helder Lima/PMG
Helder Lima/PMG

O município de Guarujá é referência na Baixada Santista em um procedimento odontopediátrico a recém-nascidos, uma microcirurgia chamada frenotomia. Por meio dela é removido o freio da língua ou do lábio da criança após ser detectada alguma anomalia durante o ‘teste da linguinha’. Devido a expertise na operação, a cidade é frequentemente requisitada para ministrar capacitações a profissionais de outros municípios.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/GUARUJAINFO2 📲 Informe-se, denuncie!

O treinamento mais recente ocorreu na sexta-feira, 27, quando o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) recebeu profissionais de odontologia de Peruíbe. Dentistas de Praia Grande e Itanhaém também foram capacitados recentemente.

A responsável pela capacitação é a coordenadora de Saúde Bucal de Guarujá, Márcia Olmos Moucachen. O treinamento consiste no acompanhamento da microcirurgia por parte dos dentistas visitantes, que podem esclarecer dúvidas e até participar ativamente do trabalho.

“Já realizo esse trabalho há alguns anos na rede municipal. A cirurgia é simples, mas fundamental para evitar problemas na amamentação, deglutição e fala. Fico honrada em contribuir com colegas para que esse serviço seja levado a outros municípios”, afirma.

O que o freio na língua pode ocasionar

Ainda na maternidade, os bebês são submetidos ao ‘teste da linguinha’. Por ele é possível detectar se aquele recém-nascido tem a anomalia na língua ou no lábio. Os casos mais graves, que não forem tratados, podem ocasionar uma série de problemas no futuro. Por isso, muitas vezes, com poucos dias de vida, o bebê é submetido à cirurgia.

Caso não seja feita rapidamente, o primeiro problema que pode ser sentido desde os primeiros meses de vida, é a dificuldade na amamentação. O bebê sofre com dificuldades para mamar, deixando de se alimentar corretamente, e a mãe acaba se vendo obrigada a antecipar o desmame. Também porque acaba sofrendo com as fissuras na mama, causadas pela falha na pegada para mamar. Futuramente, a manutenção do freio pode impactar na fala e dentição da criança.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!