ESQUEMA ESPECIAL

Quase 5 mil pessoas passaram pelos prontos-socorros de Praia Grande no feriado prolongado de Natal

Cidade conta com três unidades à disposição de moradores e turistas

Da redação
Publicado em 28/12/2020, às 17h55 - Atualizado às 17h56

FacebookTwitterWhatsApp
Irmã Dulce Hospital - Divulgação/Hospital Irmã Dulce
Irmã Dulce Hospital - Divulgação/Hospital Irmã Dulce

A cidade de Praia Grande atendeu, durante o feriado prolongado de Natal, de 24 a 27 de dezembro, a quase 5 mil pacientes nas três Unidades de Pronto-Socorro do município. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 28.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorte4Info 📲 Informe-se, denuncie!🔵

Operando com esquema especial por conta do aumento do fluxo de pessoas na cidade, o Pronto-Socorro Quietude atendeu 2315 pessoas, a Porta de Entrada do Hospital Irmã Dulce atendeu 1499 pacientes e a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Samambaia atendeu 1010 pessoas, durante os quatro dias.

O secretário de Saúde do Município, Cleber Suckow Nogueira, explica que, especialmente esse ano, o esquema de atendimento foi planejado de maneira diferente por conta da pandemia de covid-19. "Os atendimentos que já estavam sendo feitos de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde foram reforçados, houve toda uma separação dos pacientes com síndromes respiratórias dos outros casos. No PS Quietude, por exemplo, onde houve o maior fluxo de pessoas, está montado o Hospital para Síndromes Respiratórias, anexo ao prédio principal, o que evita a contaminação cruzada. Só neste anexo foram atendidos quase 700 pacientes".

Durante o feriado de Réveillon, as unidades também vão operar em esquema especial.

Investimentos

Na última semana, a prefeitura de Praia Grande inaugurou mais 47 leitos clínicos no Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID). Os leitos estão totalmente equipados, contam com camas motorizadas e itens de última geração, além de serem climatizados. Os novos espaços, inaugurados nesta sexta-feira, 18, terão papel importante na ampliação dos atendimentos do pronto-socorro, além de auxílio aos hospitais da Região, uma vez que o HMID atende pacientes de toda a Baixada Santista.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, durante visita técnica ao local, explicou que a unidade hospitalar já é a maior da Baixada, com média de 11 mil internações por ano. "Agora com esses novos leitos, vamos aumentar ainda mais a capacidade do Hospital Irmã Dulce em mais de 3.600 internações por ano".

Mourão comentou ainda que outros 53 leitos estão em construção e devem ser entregues em 2021. "Por conta da pandemia da covid-19, as obras atrasaram, mas mesmo assim estamos cumprindo nossas metas. Em 2021, Praia Grande totalizará 100 leitos a mais no Irmã Dulce. Quem ganha com isso é a população de toda baixada Santista, com mais qualidade no atendimento”.

O hospital e prontos-socorros da Cidade recebem constantes melhorias por parte da prefeitura de Praia Grande. No último ano, por exemplo, foram
investidos cerca de R$ 30 milhões em toda a rede, incluindo o Hospital
Irmã Dulce que recebeu novos equipamentos, reforma e ampliação de diversos setores, como o Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas. O local, totalmente reformulado, conta agora com cinco salas de consultório, 3 banheiros, sendo um adaptado e sala de espera para cerca de 60 lugares. Além disso, a ampliação contempla também novas instalações para espera da internação e remodelação da recepção e espera central, com capacidade para 90 lugares.

Os leitos de UTI são outro exemplo dos sólidos investimentos. São 30 novos leitos de UTI Adulto que foram inaugurados recentemente e hoje fazem toda a diferença no tratamento dos casos graves de covid-19 na Cidade. Ao todo são 50 leitos de UTI Adulto, 10 UTI infantil e 10 UTI Neonatal.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!