APESAR DA PRESSÃO ECONÔMICA

Primeira cidade paulista a adotar lockdown registra queda no número de casos

Medida tomada em fevereiro com a explosão no número de casos por covid-19 trouxe resultado e fizeram cair, ao menos preliminarmente, o número de novas infecções

da Redação
Publicado em 20/03/2021, às 11h42 - Atualizado às 12h42

FacebookTwitterWhatsApp
hospital de araraquara - Reprodução/Prefeitura de Araraquara
hospital de araraquara - Reprodução/Prefeitura de Araraquara

Em nota divulgada na noite de sexta-feira, (19), a prefeitura de Araraquara interior de (SP), apresentou os dados atualizados referente ao "lockdown" na cidade. As medidas restritivas de isolamento social adotadas em fevereiro, mais restritivas, deram resultado e fizeram cair, ao menos preliminarmente, o número de novos casos confirmados de covid-19 e a média móvel diária neste início de março.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/NoticiasLitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Segundo os especialistas em saúde pública, com a vacinação ainda em ritmo lento (dependendo de remessas do Governo Federal), o isolamento social ainda é a melhor forma de conter o crescimento de contaminações e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

O lockdown em 21 de fevereiro

A decisão tomada pela prefeitura colocou Araraquara (SP) em regime de restrição quase total no dia (15) de fevereiro após confirmação de casos da cepa P.1, inicialmente identificada em Manaus, aumento da procura por oxigênio, alta na ocupação de UTI e no número de mortes.

Sem atingir a redução esperada no nível de isolamento e com o sistema de saúde colapsado - a ocupação em UTI permaneceu em 100% por 15 dias - o prefeito Edinho Silva (PT) decretou "lockdown total" no dia 21 de fevereiro. Por uma semana, até supermercados ficaram fechados para atendimento presencial e postos de gasolina atendiam apenas veículos de serviços públicos. As ruas ficaram desertas.

"Adotamos lockdown como a última medida porque vivenciamos em fevereiro situação muito difícil quando identificamos a circulação da mutação do coronavírus que ficou conhecida como P1. Fomos obrigados a adotar essas medidas", desabafou Edinho.

Confira a seguir os gráficos que apresentam os resultados das medidas empregadas de 21 de fevereiro a 19 de março:

gráfico casos covid araraquara (Divulgação/Prefeitura de Araraquara)

gráfico covid em araraquara (Divulgação/Prefeitura de Araraquara)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!