SWAB

Prefeitura de Bertioga aumenta o número de testagens de Covid-19

Município firmou parceria com laboratório particular, conveniado ao Instituto Adolfo Lutz, visando acelerar diagnósticos

Da Redação
Publicado em 13/06/2020, às 06h26 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h57

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

A prefeitura de Bertioga ampliou a testagem de pessoas que procurarem as unidades de saúde com sintomas gripais. A intenção, segundo a Secretaria de Saúde é diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus, reduzir o número de casos e encerrar possíveis surtos no município.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA3 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Dessa forma, o número de casos suspeitos aumentou significativamente, pois todos aqueles que passam pelo atendimento hospitalar do município com ao menos um sintoma, realizam a testagem.

Antes, seguindo o protocolo do Estado, o teste era realizado apenas em pacientes que apresentavam sintomas graves.

Dois Testes

O exame laboratorial swab, coleta realizada por meio de secreções do nariz ou garganta, a partir do 3° dia de sintoma do paciente tem previsão de resultado de 48 a 96 horas. Já o teste rápido é usado em alguns casos específicos e o paciente precisa estar no 8° dia ou mais de sintomas. O resultado fica pronto em 20 minutos.

Segundo a Secretaria de Saúde com esse novo protocolo, o tratamento poderá iniciar mais rápido, combatendo a replicação do vírus no organismo do paciente e evitando que o quadro se agrave. 

Todos os testes são custeados pelo município, por meio da Secretaria de Saúde, pois os laboratórios do estado não recebem os testes fora do protocolo, que prevê a testagem somente para casos graves.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!