PREVENÇÃO

População masculina conta com ações da campanha Novembro Azul

Em Bertioga, população masculina contará com palestra sobre o tema, dia 27, no Ceme

Da Redação
Publicado em 22/11/2019, às 14h47 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h53

FacebookTwitterWhatsApp
Diego Bachiéga
Diego Bachiéga

Em novembro, ocorre a campanha Novembro Azul, quando, oficialmente, 21 países realizam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental. A preocupação  justifica-se quando olhamos para os números: a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente três milhões vivem com a doença, sendo essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, segundo dados  do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA7 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens a partir da puberdade devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos, mas os de raça negra, obesos mórbidos ou que tenham parentes de primeiro grau com casos da doença, devem começar aos 45 anos. 

Ainda segundo a SBU, os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de dez anos.

O Inca explica que a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Dia D, em Bertioga

A conscientização por meio do acesso é fundamental na luta contra este mal e, em Bertioga, a prefeitura realizará, na próxima quarta-feira, 27, às 15 horas, no Ceme (Centro de Especialidades Médicas), o “Dia D”, com palestra ministrada pelo urologista Gilberto Antunes Alvarez. 

Em outra frente da ação municipal, a população masculina com mais de 50 anos de idade pode realizar o exame de PSA (amostra de sangue que aponta alterações de enzima, indicando doença na próstata) e testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), em todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde).

Exames podem ser feitos nos seguintes endereços:

Ceme - Praça Vicente Molinari, s/nº, ao lado do Hospital Municipal;

USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;

UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº;

UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº;

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), bairro Chácaras;

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho.

Quem somos

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública – INTS, é uma organização Social sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal, com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação de unidades na área da saúde, educação e da assistência social no Brasil.

Com perfil multidisciplinar, o INTS desde a sua criação, trabalha de forma integrada com o setor empresarial, promovendo melhores práticas de gestão focada em serviços públicos de saúde, educação e assistência social nas esferas municipal, estadual e federal, oferecendo serviços de mais alto nível para toda a comunidade.

Nosso site: http://ints.org.br/

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!