Diariamente, serão distribuídas de 25 a 50 senhas para realização de exames de mamografia gratuitos e sem necessidade de agendamentos
Outubro é o mês de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras e uma das principais causas de mortes por câncer no país.
A melhor forma de prevenção é a realização de exames. No litoral norte, a cidade de Caraguatatuba foi contemplada com a Carreta da Mamografia. A ação faz parte do Programa Mulheres de Peito do governo estadual.
Além disso, tem por objetivo reforçar as atividades do Outubro Rosa, oferecendo mamografia gratuita para as pacientes com idades entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão do SUS. As mulheres entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos, mediante apresentação do RG, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e pedido médico.
Segundo o governo do estado, em Caraguatatuba, o veículo ficará estacionado no bairro Perequê Mirim, de 14 a 26 de outubro. Os exames serão feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados). Durante os dias úteis, serão disponibilizadas até 50 senhas. Aos sábados, a expectativa é de que sejam atendidas até 25 mulheres. A distribuição de senhas é feita por demanda espontânea e por ordem de chegada.
Em caso de alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento. Atualmente, a população pode ter acesso ao itinerário das carretas da mamografia pelo app e site do Poupatempo disponíveis para android e IOS.
Ainda de acordo com o governo estadual, as mulheres com idades entre 50 e 69 anos, também podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico e de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.