Índice passou de 31,95% para 8%, no primeiro quadrimestre, segundo dados da Diretoria Regional de Saúde; queda reflete ações integradas da cidade
A cidade de Bertioga, no litoral paulista, registrou queda significativa na taxa de mortalidade infantil, no primeiro quadrimestre de 2025. De acordo com dados mais recentes da Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Santos, o índice caiu de 31,95%, nos quatro primeiros meses de 2024, para 8% no mesmo período deste ano. Embora a consolidação oficial da taxa anual só ocorra em 2026, o levantamento parcial já sinaliza tendência positiva e promissora na saúde pública do município.
A secretária municipal de Saúde, Fabiana Paviani, atribui o resultado à atuação integrada das unidades básicas de saúde, do Centro Especializado em Saúde da Mulher, da maternidade e dos serviços de vigilância. “É um trabalho que envolve desde o acompanhamento das gestantes até o cuidado com o recém-nascido no primeiro ano de vida”, afirmou.
Segundo a prefeitura, o acompanhamento sistemático da gestação e os cuidados intensificados no pós-parto têm garantido melhores desfechos para mães e bebês, o que contribui diretamente para a melhoria dos indicadores de saúde infantil no município.